Cotidiano

Caged: Cascavel lidera o emprego formal no Paraná em março

Uma empresa é criada por hora em Cascavel

Caged: Cascavel lidera o emprego formal no Paraná em março

Números divulgados nesta quarta-feira (28) pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) mostram que Cascavel liderou a geração do emprego formal – com carteira assinada – no mês de março no Paraná. Foram 598 vagas, obtendo o primeiro lugar entre os municípios que mais criaram empregos no Paraná. Isso representa que Cascavel gerou 5,2% de todos os empregos formais criados entre os 399 municípios paranaenses.

No acumulado do trimestre, Cascavel tem saldo positivo de 3.470 empregos.

Para o prefeito Leonaldo Paranhos, os números refletem o DNA empreendedor da cidade. Ele destaca que desde o início do ano foram expedidos 1.737 alvarás. Se for levar em consideração os dias úteis, isso representa que a cada hora uma empresa é criada em Cascavel. Paranhos destaca que essas 1.737 novas empresas irão criar aproximadamente 11 mil empregos. “Por isso que estamos liderando a oferta de emprego nessa cidade. Graças ao sistema que adotamos de liberação de alvarás, de agilidade nos processos, facilitando a vida dos empresários”, afirma.

As ferramentas de desburocratização criadas nos últimos quatro anos, levaram Cascavel a ser uma das cidades mais rápidas do Brasil para abrir uma empresa. De acordo com o Painel Mapa das Empresas, do Ministério da Economia,  Cascavel é a sétima cidade mais ágil do Brasil para se abrir uma empresa.

Os números refletem as ações desenvolvidas pelo Município de Cascavel, como o Alvará Online, que ajudará a consolidar a RedeSim, o que permite a abertura de uma empresa praticamente de forma imediata e 100% online.

Michel Lopes, presidente da Associação Comercial e Industrial de Cascavel (Acic) diz que Cascavel cresce e se destaca pala força de trabalho e seu viés empreendedor. “Vejo que Cascavel, dentro de uma retomada econômica,  muito bem administrada e muito bem gerida pelo prefeito Paranhos, em conjunto com as principais entidades do setor produtivo, conseguiu, dentro desse processo de governança, fazer uma magnifica retomada e os números só demonstram isso”, afirma.