Cotidiano

BRDE terá 80 milhões de euros a projetos no Sul

Curitiba – O BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul) assinou contrato com o BEI (Banco Europeu de Investimentos) para captação de até 80 milhões de euros a projetos com foco em energia renovável, eficiência energética e mobilidade urbana no Paraná, em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul.

É a segunda parceira internacional na história do BRDE. Em março deste ano, o banco contratou 50 milhões de euros com a AFD (Agência Francesa de Desenvolvimento) para crédito a projetos que se enquadram no programa BRDE PCS – Produção e Consumo Sustentáveis.

“O BRDE avança em seu objetivo estratégico de diversificação de fundings, ampliando as alternativas ao Sistema BNDES com mais esse aporte de 80 milhões de euros, e reafirma o seu compromisso com desenvolvimento econômico e socioambiental sustentável”, afirma o diretor-presidente do banco, Orlando Pessuti.

Pessuti assinou o contrato em Curitiba após receber o documento da diretoria do BEI na forma digital. Os entendimentos com a instituição começaram em 2017, quando técnicos do Banco Europeu visitaram o BRDE.

A aproximação entre os dois bancos se deu especialmente pelo reconhecimento da Política de Responsabilidade Socioambiental do banco regional na contratação de operações financeiras através de programas como o BRDE PCS.

Na semana passada, BRDE PCS foi apresentado no evento SDGs in Brazil – The role of the private sector (ODS no Brasil – o papel do setor privado), em Nova York, selecionado como caso exemplar de sustentabilidade no setor financeiro brasileiro pela Rede Brasil do Pacto Global da ONU.

Banco Europeu

O BEI é o instrumento financeiro da União Europeia e seus acionistas são os países-membros da UE. Apresenta-se como o maior mutuário e mutuante multilateral do mundo e proporciona financiamento e conhecimentos especializados a projetos de investimentos sólidos e sustentáveis.

Para atingir os seus objetivos em termos de desenvolvimento econômico sustentado e de cooperação com outros países, o BEI desenvolve um conjunto de atividades, entre elas a concessão de empréstimos a grandes e pequenas empresas e instituições para apoiar o crescimento e a geração de emprego.

Programa PCS

O programa BRDE PCS viabiliza empreendimentos nas áreas do agronegócio, indústria, comércio e serviços e está estruturado em cinco subprogramas integrados: Energias Limpas e Renováveis; Uso racional e eficiente da água; Gestão de Resíduos e Reciclagem; Agronegócio sustentável e Cidades Sustentáveis.