Opinião

Blindagem veicular fica mais leve

O desenvolvimento de novas tecnologias na constituição do fio de aramida possibilitou uma grande redução no peso total de um veículo blindado

Blindagem veicular fica mais leve

 

 

Um dos principais entraves na decisão de blindar um veículo sempre foi o peso acrescido ao automóvel depois que o serviço é finalizado. E é justamente neste ponto que a Autobunkers, referência nacional em blindagem automotiva, com mais de 20 anos de experiência, chega com uma novidade que derruba esse tabu: Aramid Gold ou, pura e simplesmente, a blindagem sem uso de aço. Trata-se da blindagem veicular mais leve do mercado.

O desenvolvimento de novas tecnologias na constituição do fio de aramida possibilitou uma grande redução no peso total de um veículo blindado. A forma tradicional exige, por segurança, que parte da lataria do blindado seja revestida com aço balístico 304. São as colunas, as caixas de maçaneta, as persianas de ventilação e outras regiões do veículo, cuja área a ser coberta não ultrapassa 20 cm x 20 cm. “Agora, com a nova tecnologia, toda a parte opaca, ou seja, a lataria do veículo será revestida em manta”, revela Olavo Ehmke, sócio-diretor da Autobunkers Defense.

Com a adoção da Aramid Gold, a tampa do porta-malas de um carro sedã pode ficar até 19kg mais leve e as portas com até 6kg a menos cada. Entre as vantagens oferecidas pela Aramid Gold, Ehmke destaca a redução do peso total do carro, melhoria da dirigibilidade, estabilidade, frenagem, velocidade, consumo de combustível, diminuição dos ruídos internos devido à torção da carroceria, entre inúmeros outros benefícios.

Blindagem de vidros

Para contribuir na redução do peso total agregado ao veículo blindado, a Autobunkers Defense oferece os vidros Ballistic Pro, mais finos, de peso reduzido e de qualidade perene. Os novos vidros possuem a tecnologia Du Pont SentryGlas de melhor transparência e qualidade ótica, filtram com proteção UV de 98%, além de ser um produto que não delamina quando exposto a altas temperaturas.

Os vidros Ballistic Pro trazem para o mercado o conceito de peso específico, oriundo da física e da engenharia, que trabalha com a medida de kg/m². Para um melhor entendimento, Ehmke compara as áreas envidraçadas dos SUV VW T-Cross e BMW X5. “Um vidro de porta de uma X5 tem 0,612m² de área enquanto o T-Cross mede 0,43m². Entretanto, o peso específico de ambos é o mesmo, de 33kg/m²”, detalha.

Ehmke acredita que os vidros Ballistic Pro devem agradar principalmente aos proprietários de carros com teto solar panorâmico ou de vidro inteiriço. “Com a blindagem mais leve, eleva-se menos o centro de gravidade do carro e isso traz uma dirigibilidade melhor”, finaliza.

 

Crédito: Divulgação