Agronegócio

Avetop vence hackathon do Show Rural Digital

O uso de câmera com apoio de sensores para indicar quando o silo precisa ser recarregado é a ideia central do projeto vencedor do hackathon do Show Rural Digital, a principal novidade do 31º Show Rural Coopavel, que segue até sexta-feira em Cascavel, no Oeste do Paraná. O anúncio oficial da maratona de programação foi feito na manhã desta quarta-feira, na arena patrocinada pelo Banco do Brasil.

A equipe vencedora, Avetop, de Cascavel, é formada por Luiz Fernando, Jeferson, Clayton, Rafael e Luiz Gríggio. “Estamos muito felizes. Não foi fácil encontrar uma solução para o problema proposto. Mas com união e perseverança soubemos escolher a proposta que se mostrou a mais viável e conseguimos colocá-la em prática”, diz Luiz Fernando, que, ao lado dos colegas, vai embarcar para o Vale do Silício, na Califórnia, para conhecer o berço das empresas de tecnologia que transformaram o mundo nas últimas décadas.

A viagem aos Estados Unidos é o prêmio da equipe vencedora. Em segundo lugar ficou a Agrofamily, que recebeu R$ 4 mil em dinheiro e em terceiro a QG Agro, que ganhou R$ 2 mil. A maratona de tecnologia foi iniciada às 9h de segunda-feira e terminou no fim da tarde de terça. Incluindo os preparativos foram 36 horas ininterruptas de atividades.

O presidente da Coopavel, Dilvo Grolli, destacou o trabalho dos organizadores e dos parceiros em promover um evento tão dinâmico e relevante. Citando Ayrton Senna, que além de títulos buscava fazer a diferença, Dilvo disse que o Show Rural Digital faz o algo a mais na 31ª edição do Show Rural Coopavel. “Parabenizo a Coopavel e todos os participantes pelo protagonismo”, afirmou o superintendente do Banco do Brasil no Paraná, Marcelo Palhano.

Para o vice-presidente da Acic, Michel Lopes, o Show Rural Digital marca um determinante novo capítulo no Show Rural Coopavel. “Acompanhei os trabalhos e fiquei surpreso com a qualidade do que foi apresentado”. Ele agradeceu a colaboração do Acic Labs, aceleradora da Associação Comercial e Industrial de Cascavel, que contribuiu com o hackathon.

O CEO da HPE, Ricardo Brognoli, lembrou que desde 1939 a empresa que representa ajuda a desenhar o Vale do Silício. Ricardo citou também sobre as mudanças trazidas pela tecnologia e o que ela representa na atualidade do mundo. “Foi maravilhoso ver o que vocês fizeram aqui”, resumiu o diretor da Itaipu/PTI, Nereu Procopiak.

Equipes e desafios

As dez equipes inscritas foram: Gatak, Agro+, Touro Ferdinando, Digital Agro, Avetop, QG Agro, Agrofamily, Agrotech, West Software e Top Agro. E os desafios nas áreas de logística, armazenamento, transporte, apicultura, avicultura, agricultura, alimentos e bebidas, gado de corte e agricultura familiar. O hackathon foi organizado pela Coopavel em parceria com Acic Labs/Sicoob Credicapital, Sebrae, Sistema Fiep, Sindicato Rural de Cascavel, Iguassu Valley e Fundetec.