O Centro Universitário Univel promoveu a Aula Magna do curso de Pedagogia com a temática “A música e a literatura como instrumentos psicopedagógicos na aprendizagem dos conteúdos escolares”, tendo como convidadas especiais as pedagogas especialistas na área da Psicopedagogia e Musicoterapia Daline Ferrari e Léia Angélica de Souza.

Para a coordenadora do curso de Pedagogia, Gislaine Buraki, a Aula Magna foi uma oportunidade para os acadêmicos conhecerem de forma lúdica e interativa sobre o trabalho desenvolvido pelos psicopedagogos e pelos musicoterapeutas em relação à aprendizagem escolar. “De forma lúdica, as professoras trouxeram materiais, músicas, contação de histórias e diversas ferramentas e estratégias metodológicas que podem ser desenvolvidas na prática pelos futuros pedagogos. Os alunos puderam, ao longo das atividades, compartilhar fotos e marcar as professoras e a Univel nas suas páginas das redes sociais, integrando-se às atividades propostas e disponibilizando essa interação”, conta Gislaine.

Para a acadêmica de Pedagogia Ana Renata Lazzarotto Appi, as aulas magnas são sempre uma oportunidade para aprender temas importantes na formação como futura pedagoga. “A Univel sempre surpreende os acadêmicos com sua maestria em nos tirar da zona de conforto, trazendo à tona assuntos pertinentes e que, certamente, farão de nós pessoas e profissionais melhores. A Aula Magna deste ano foi especial, como sempre é, afinal, aprendemos muito acerca do mundo da música e como ele pode ser encantador aos olhos de nossos docentes. Sempre um prazer e uma honra muito grande partilhar desses momentos”, ressalta Ana.

O lúdico é um dos recursos metodológicos que possibilitam a aprendizagem das crianças na educação infantil, mas, por meio das atividades durante a aula magna, os acadêmicos percebem que não somente com as crianças, mas em especial com todos que estão em processo de ensino e aprendizagem. “A Aula Magna foi uma experiência enriquecedora, que trouxe grandes contribuições para minha formação. As palestrantes nos instigaram a cantar músicas infantis e a contar histórias com vários recursos lúdicos, que chamam e prendem a atenção dos alunos, facilitando, assim, o aprendizado e o desenvolvimento”, conta a acadêmica de Pedagogia Suelen Muniz.