Política

Audiência Pública Regional de Cultura chega a Cascavel no dia 27 de junho

A proposta é abrir diálogo com a comunidade, abordando diversos temas fundamentais para a cultura no Estado

Audiência Pública Regional de Cultura chega a Cascavel no dia 27 de junho

O Município de Cascavel será sede, no dia 27 de junho, de uma das oito Audiências Públicas Regionais de Cultura que a Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura (SECC) está promovendo no Paraná. Os encontros tiveram início no dia 29 de maio e seguem até 4 de julho com objetivo de dialogar com a comunidade das oito macrorregiões histórico-culturais.

A audiência que  envolve os municípios da região oeste será realizada no dia 27 de junho, das 9 horas às 18 horas, no Centro Cultural Gilberto Mayer. Para participar, o interessado pode se inscrever por meio do formulário disponibilizado  no site www.cultura.pr.gov.br. É importante selecionar a macrorregião em que vai participar e a área da qual faz parte, representa ou tem afinidade.

Nas reuniões  são abordados o Sistema Nacional de Cultura (SNC), a proposta de ação programática da cultura, o Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice) e políticas públicas de economia criativa.

Além disso, fazem parte da pauta o cronograma da Conferência de Cultura para eleição dos novos membros do Conselho Estadual de Cultura (Consec), bem como a elaboração participativa dos planos setoriais de cultura.

De acordo com a superintendente da Cultura, Luciana Casagrande Pereira, é necessário um diálogo ativo com produtores e gestores culturais “para ouvirmos as pessoas que estão diretamente envolvidas com a cultura nos municípios, apresentar nossas ideias e propostas para,  juntos, definirmos políticas públicas para o Estado e uma agenda cultural do Paraná”.

As cidades-sede dos encontros são Cascavel (Oeste), Curitiba, Guarapuava (Centro-Sul), Londrina (Nordeste), Maringá (Noroeste), Paranaguá (Litoral), Pato Branco (Sudoeste) e Ponta Grossa (Campos Gerais).