Política

Audiência debate Plano Plurianual 2022/2025

Orçamento para os próximos quatro anos foi debatido no auditório da prefeitura e seguirá para apreciação dos vereadores que irão votar o PPA

Audiência debate Plano Plurianual 2022/2025

Vereadores, secretários municipais, representantes de entidades e de associações de moradores, além de outras pessoas, participaram na noite dessa terça-feira (10) da audiência pública que debateu o Plano Plurianual (PPA) 2022/2025. O PPA já estava em debate via online quando a população pode, ao longo dos últimos meses, apresentar sugestões para serem incluídas e executadas no orçamento dos próximos quatro anos.

O secretário de Planejamento e Gestão, Edson Zorek, explica que a audiência é uma oportunidade para a população fazer suas reivindicações e ajudar o Município a ser mais assertivo possível. “Já fizemos o orçamento participativo através do site, no qual as pessoas fizeram suas votações e hoje [ontem] estamos, de forma presencial e com todos os protocolos, para que as pessoas que não puderam fazer suas reivindicações pelo site possam participar”, diz.

Ao contrário de outros anos, quando a saúde, educação e segurança pública eram as áreas mais demandadas, hoje as principais reivindicações são ligadas ao meio ambiente, obras, trânsito e mobilidade urbana. Os investimentos feitos nos últimos anos em saúde e educação trouxeram outras demandas para a linha de frente das reivindicações. “Isso mostra que estamos no caminho certo, que estamos trabalhando de maneira assertiva”, afirma Zorek.

Até o dia 15 de agosto o PPA será encaminhado para a Câmara de Vereadores que irá apreciar e poderá, inclusive, fazer emendas. Além disso, até 30 de setembro será enviado ao Legislativo a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e em novembro a Lei Orçamentária Anual (LOA), que também serão apreciadas e votadas pelos vereadores.

Hoje, Cascavel está executando um orçamento de R$ 1.473 bilhão e a previsão para o próximo exercício é de R$ 1.547 bilhão. Zorek destaca que trata-se de uma previsão orçamentária e vai depender da arrecadação de impostos.