Cotidiano

Assistência Social seleciona novas famílias para acolher idosos e pessoas com deficiência em Cascavel

Selecionados recebem bolsa-auxílio

Assistência Social seleciona novas famílias para acolher idosos e pessoas com deficiência em Cascavel

O programa Cascavel Caridoso está com inscrições abertas para selecionar novas famílias acolhedoras em Cascavel. O objetivo é ofertar acolhimento familiar a idosos e pessoas adultas com deficiência, que tiveram seus direitos violados, seja por violência, negligência ou abandono.

Conforme a Secretaria de Assistência Social, para ser família acolhedora é necessário que o responsável seja maior que 21 anos,  apresente as certidões de antecedentes criminais e participe da capacitação inicial, que será realizada nos dias 19 e 20 de maio. Após essa etapa, a família passa por avaliação psicossocial para estar apta a fazer o acolhimento.

Atualmente, 17 pessoas estão acolhidos em Cascavel, entre idosos e pessoas com deficiência, em 13 famílias acolhedoras. No município, são 15 famílias que estão habilitadas a prestas esse serviço.

As famílias acolhedoras recebem apoio e acompanhamento de equipe técnica do Programa, formada por psicólogos e assistentes sociais. Além disso, o município subsidia essas famílias com uma bolsa-auxílio mensal, que varia de R$ 1.031,00 a R$ 1.546,50 nos casos da pessoa não possuir nenhuma renda. No entanto, a recompensa financeira não é o foco do programa, mas, sim, prestar voluntariamente o acolhimento dessas pessoas em situação de vulnerabilidade.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (45) 99133-3396

Secom