Cotidiano

Assis define propostas para política da criança e do adolescente

A VIII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, realizada na semana passada, definiu as propostas de Assis Chateaubriand para a política voltada à área, que serão apresentadas na Conferência Estadual, marcada para junho de 2019, em Curitiba. O evento aconteceu no Centro de Convenções da prefeitura e o debate envolveu representantes de diversas organizações ligadas à Rede de Proteção.

Com o tema “Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências”, o encontro municipal abordou cinco eixos: 1) Garantia dos Direitos e Políticas Públicas Integradas e de Inclusão Social; 2) Prevenção e Enfrentamento da Violência Contra Crianças e Adolescentes; 3) Orçamento e Financiamento das Políticas para Crianças e Adolescentes; 4) Participação, Comunicação Social e Protagonismo de Crianças e Adolescentes; 5) Espaços de Gestão e Controle Social das Políticas Públicas de Criança e Adolescentes.

“Com base nessas temáticas, mobilizamos os integrantes do Sistema de Garantia de Direitos e o trabalho em grupo resultou na construção de 18 propostas de Assis Chateaubriand, que foram colocadas em votação e aprovadas. Assim, elas serão levadas à conferência estadual”, explica a secretária de Assistência Social e da Mulher, Franciane Micheletto.

O juiz da Vara Cível da Comarca, Arthur Araújo de Oliveira, participou da Conferência, assim como a promotora de Justiça, Karina Freire Gonçalves de Almeida, o prefeito João Aparecido Pegoraro, o vice-presidente da Câmara de Vereadores, Odilo Denig, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Rahiza Karaziaki Merquides, além de secretários municipais e demais representantes competentes.

Para a Conferência Estadual, Vanessa Daiana Gaudino Sanches Lange foi eleita delegada que representará o município.