Política

Às vésperas da campanha, deputados derrubam vetos

Curitiba – A três dias do início da campanha eleitoral, os deputados estaduais derrubaram, hoje, por maioria folgada, cinco vetos da governadora e candidata à reeleição Cida Borghetti (PP), ao reajuste de 2,76% para os servidores públicos da Assembleia Legislativa, do Tribunal de Justiça, do Tribunal de Contas, do Ministério Público e da Defensoria Pública.

A governadora tem agora 48 horas para sancionar os aumentos que, caso não o faça, eles retornam para promulgação pelo próprio Legislativo.

A derrubada dos vetos contou com mais de 40 votos e teve participação decisiva dos parlamentares que integram a coligação que apoia a candidatura ao governo do deputado estadual Ratinho Júnior (PSD) – adversário de Cida. Ratinho não votou porque se licenciou do cargo ontem para se dedicar à campanha. Dos 54 deputados, 22 integram a coligação que apoia a candidatura de Ratinho Jr e 20 a de Cida.

Sem caixa

Em julho, Cida encaminhou à Assembleia proposta de reajuste de 1% para os funcionários do Executivo, alegando que o governo não teria como conceder a reposição integral da inflação por estar no limite dos gastos com pessoal e sob pena de romper o acordo de renegociação da dívida do Estado com a União.

Na mesma época, Tribunal de Justiça, TCE, MP, Defensoria e a direção do Legislativo apresentaram projetos para reajustar os salários de seus próprios funcionários em 2,76%, alegando terem autonomia orçamentária e financeira em relação ao governo. A governadora pediu então que eles reduzissem o incide para 1%. Como não o fizeram, ela vetou todos os projetos.