Saúde

Após recorde diário, prefeito Paranhos fala sobre números de covid-19 em Cascavel

Cascavel já confirmou 566 casos e nove mortes causadas pelo novo coronavírus

Após recorde diário, prefeito Paranhos fala sobre números de covid-19 em Cascavel

O Município de Cascavel registrou ontem (2) recorde diário de casos, chegando a 566 confirmações de covid-19, além de mais uma morte, chegando a nove óbitos. Os números vão confirmando o pior cenário previsto ainda em março pelo secretário municipal de Saúde, Thiago Stefanello. Esses e outros dados serão comentados pelo prefeito Leonaldo Paranhos em uma transmissão ao vivo. Acompanhe:

SE NÃO CONSEGUIR ASSISTIR, ACESSE AQUI

Menor taxa de letalidade
O Boletim sobre Covid-19 da Sesa (Secretaria Estadual de Saúde) divulgado ontem (2) aponta que o município de Cascavel apresenta a menor taxa de óbitos por covid-19. “A necessidade de todos se protegerem é fundamental, pois, mesmo com a baixa letalidade, o Paraná e o Brasil continuam a registrar números crescentes de casos positivos e de óbitos. A Secretaria de Saúde e a Prefeitura de Cascavel reforçam o compromisso e pedem à população que mantenha os cuidados essenciais que a pandemia exige: saia de casa somente o necessário; se for sair, use máscara e mantenha a distância mínima entre as pessoas”, reforça o secretário de Saúde, Thiago Daross Stefanello.

Desde o início da pandemia, o Município vem trabalhando com várias ações que têm por objetivo oferecer o melhor atendimento às pessoas, que, por ventura, possam apresentar sintomas respiratórios relacionados à covid-19. Entre essas ações estão: o Call Center exclusivo para casos do novo coronavírus e sintomas relacionados à dengue (3096-9090); atendimento nas UPAS com servidores treinados no acolhimento ao paciente suspeito de covid-19 e, em caso de necessidade, o encaminhamento para um leito hospitalar; a certificação do Laboratório Central do Município para que os exames sejam analisados em até 24 horas.

Outra ação importante é o atendimento nas Unidades de Saúde (UBS/USF) exclusivas para o tratamento de doenças respiratórias, covid-19 e dengue. Além disso, o retorno das demais unidades para o atendimento de consultas agendadas por telefone.

Na terça-feira (2), o secretário estadual de Saúde, Beto Preto, anunciou a entrega de sete ventiladores mecânicos e sete monitores cardíacos ao Hospital Universitário de Cascavel. Com isso, mais dez leitos de UTI serão abertos nos próximos dias, após a realização do chamamento público para contratação de profissionais para trabalharem na unidade hospitalar.

De acordo com a Sesa-PR, 262 cidades paranaenses têm ao menos um caso confirmado pela covid-19. Em 75 municípios há registro de óbitos pela doença.

Atualmente, Cascavel tem nove óbitos por covid-19. O último registro foi feito ontem (2), de uma mulher de 59 anos. Ela apresentava as seguintes comorbidades: lúpus, úlcera venosa, doença cardiovascular e hipertensão.

Os sintomas para covid-19 se iniciaram no dia 22 de maio. A paciente deu entrada na UPA Veneza no dia 26 de maio, com coleta no mesmo dia.

A paciente foi transferida para o HU no mesmo dia (26), porém evoluiu a óbito ontem (2).

Veja o mapa abaixo sobre a taxa de letalidade entre as principais cidades do Paraná: