Cotidiano

Apenas 45% das meninas foram vacinadas contra o HPV, alerta Regional

Câncer no colo do útero matou 15 mulheres em 2014 na região e neste ano já soma oito óbitos

Cascavel – Desde março de 2014 as vacinas contra HPV (Papiloma Vírus Humano) estão disponíveis nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) de todo o País. Este ano, meninas de nove, dez e 11 anos estão sendo imunizadas contra o vírus, mas o que vem chamando a atenção em Cascavel é a baixa procura pela dose.

De acordo com a 10ª Regional de Saúde, a meta este ano é imunizar 6.999 meninas em Cascavel, mas somente 3.126 receberam a vacina, ou seja, 45% apenas.

Os números da 10ª Regional de Saúde apontam que somente este ano oito mulheres perderam a vida por causa do câncer no colo do útero na região; Em Cascavel, foram dois óbitos até o momento. Em 2014 foram 15 mortes nos municípios que integram a 10ª e somente em Cascavel, sete mulheres morreram. Os dados não somam os óbitos das unidades de saúde particulares que prestam atendimentos no Município.

De acordo com responsável pelo setor de imunização da 10ª Regional de Saúde, Dejaime Teixeira de Souza ainda existe muita resistência dos pais.

“Precisamos informar a população sobre a importância dessas meninas serem imunizadas. Além de estar combatendo o câncer contra o colo do útero também irá livrá-las de outros três. Não tem contraindicação, pois não foi nada comprovado ainda, mas existe muito tabu em relação por se tratar do HPV ser transmitida sexualmente”, revela.

(Com informações de Eliane Alexandrino)