Saúde

Anvisa alerta que teste de covid-19 após vacina é insuficiente para comprovar proteção

Anvisa diz em nota que nenhum teste de anticorpo, neutralizante, IGM, IGG ou outro, dá garantia de imunidade ou atesta qualquer nível de proteção

Anvisa alerta que teste de covid-19 após vacina é insuficiente para comprovar proteção

A Anvisa divulgou recentemente um alerta reforçando que testes de covid -19 não comprovam a proteção da vacina. A Agência lembra que estes testes não devem ser usados para medir o nível de proteção contra o coronavírus após as pessoas se vacinarem. As informações são da Agência Brasil.

O alerta da Anvisa informa que os testes de identificação da covid-19 registrados no país, vendidos até em farmácia, não têm a finalidade de indicar se a pessoa está protegida do vírus. Só confirma se a pessoa foi infectada ou não. Segundo a agência, esses testes não verificam o nível de proteção que cada pessoa tem contra a doença.

A Anvisa reforça que nenhum teste que detecta a presença de anticorpo (seja neutralizante, IGM, IGG ou outro) nem dá a garantia de imunidade, nem atesta qualquer nível de proteção contra a covid-19.

O professor da Universidade de Brasília, Wender Silva, diz que, como estes testes não identificam a presença da proteína do coronavírus que a vacina combate, não conseguem medir a eficácia dos imunizantes. Ele reforça que, uma vez aprovadas pelo órgão regulador, não é necessário se preocupar se as vacinas são eficazes e seguras.

A Anvisa ainda alerta que não existe, até o momento, estudos indicam a quantidade de anticorpos neutralizantes necessária para garantir a proteção contra a covid-19. Esses anticorpos são os que evitam a entrada e multiplicação do coronavírus. E que também é preciso desenvolver outras pesquisas científicas para avaliar qual o grau de proteção é necessário contra a doença.

Para a Agência, ainda é preciso adotar as medidas preventivas contra o coronavírus, com uso de máscaras, higienização das mãos e o distanciamento social, mesmo após a vacinação.

Fonte: Gazeta do Povo