Educação

Alunos de Artes realizam intervenção urbana na Univel

Os alunos de Artes Visuais deixaram seu toque artístico nos banheiros da instituição com gravuras criativas

Alunos de Artes realizam intervenção urbana na Univel

Os alunos do curso de Artes Visuais do Centro Universitário de Cascavel – Univel realizaram uma intervenção urbana nos banheiros da instituição, trazendo desenhos criativos com mensagens de reflexão. A atividade faz parte da disciplina de Prática de Gravura, ministrada pelo professor Antonio Carlos Machado. “Esse módulo especificamente já é a gravura contemporânea em território expandido, quando ela não fica mais dentro dos ateliês nem terá dimensões limitadas pela técnica. É o momento que a gravura vai para o espaço urbano, com adesivagem ou stickers em que os artistas anônimos fazem seus desenhos em casa no papel adesivo e saem aplicando pela cidade, em banheiros, janelas, vitrines, postes e em diversos lugares. Entender um pouco dessa linguagem, saber o que é possível melhorar e usar dentro do contexto escolar, foi a nossa proposta dentro da disciplina, expandir o pensamento para o território urbano”, explica Antonio Carlos.

Para o aluna Iri de Moresco Neta, a atividade foi importante para o entendimento do processo de gravura e a intervenção feita em espaços públicos. “O processo de criação foi bem divertido para o desenvolvimento de uma técnica nova. Trabalhei com spray pela primeira vez e com o adesivo também. Entendo que além de decorar, esse trabalho transmite uma mensagem misturando vários elementos na construção das figuras”, diz a aluna.

Clóvis Ortigara, acadêmico de Artes Visuais, entende a atividade como o fechamento de um ciclo muito importante na faculdade: “É o fechamento de várias atividades que nós fizemos durante o curso abordando a gravura. Usamos algumas técnicas aplicadas em aula e vários temas para chamar a atenção nessa arte de se grafitar em locais urbanos, deixamos nossa marca”, comenta.

O professor Antonio Carlos ficou contente com a empolgação dos alunos em realizar a atividade: “É muito gratificante ver o resultado, principalmente perceber que os alunos acreditam na ideia e participam”, conclui.