Educação

Alunas do Colégio Wilson Joffre doam cabelos à Uopeccan

As pequenas meninas de grandes atitudes do Colégio Estadual Wilson Joffre, acompanhadas da professora Luiza Slongo e da diretora Edna Soares, doaram cabelos para confecção de perucas a pessoas em tratamento na Uopeccan – Hospital do Câncer de Cascavel, nesta semana.

A campanha “Doar não dói” ocorre desde o ano passado, quando as estudantes Ana Gabriella Agnoletto Coutinho, Marya Antonia, Gabrieli Pelin Rigo, Laura Serbet, Manu Haubert Theinel e Millena Maia Lech estavam no 6º ano.

A sugestão partiu da Ana Gabriella, que conheceu e decidiu compartilhar a ideia. Ela repassou a proposta para as colegas que toparam participar. O projeto foi divulgado aos profissionais e estudantes do colégio e para toda comunidade, que também resolveu doar mechas de solidariedade.

Segundo Ana Maria, mãe da aluna Ana Gabriella, a filha contou com seu apoio desde o início. “Esse é um importante projeto na escola que veio pra ficar, além de ajudar pessoas estimula o desenvolvimento do saber, do senso crítico”, comenta.

No dia 16 de outubro a campanha teve seu grande dia, pois as atitudes grandiosas dessas pequenas meninas mais uma vez não somente inspiraram mudanças na aparência, mas também conscientizaram sobre a necessidade de acompanhar mais de perto a própria saúde. Foram feitos 17 cortes gratuitos de cabelo comprido e várias madeixas de fios preciosos foram trazidas para doação pela comunidade. A ação foi coordenada pela professora Luiza Helena e direção do Colégio Wilson Joffre, em parceria de uma equipe de cabeleireiros.

A atitude fundamental lembra mulheres da importância de reparar em eventuais sinais de anormalidades nos seios, como secreções e saliências. Nos casos de mulheres com câncer de mama, considerando que algumas opções terapêuticas podem causar efeitos indesejáveis como queda de cabelos, o que é motivo de sofrimento dos pacientes, esse gesto solidário ou estratégia na atenção oncológica pode reduzir o sofrimento e melhorar a autoestima.