Cotidiano

Aliado agora diz que Cunha ?já foi e Deus o abençoe?

BRASÍLIA – Um dia depois da renúncia de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) à presidência da Câmara, um antigo aliado, o corregedor da Casa, Carlos Manato (SD-ES), deu-lhe as costas. Manato é candidato ao cargo deixado por Cunha e já protocolou sua candidatura. Foi escolhido corregedor graças à uma composição de partidos que levou o peemedebista ao comando da Câmara. Mas, agora, Cunha para ele é passado.

? Eduardo Cunha agora é passado. O tempo dele já se foi. E que Deus o abençoe – disse Carlos Manato, que ainda acha que Cunha renunciou tarde, devia ter feito esse gesto logo após a aprovação da abertura do impeachment contra Dilma Rousseff.

? Ele sangrou muito a Casa. Durante dois meses. Foi péssimo. Deveria ter deixado o cargo após a aprovação do impeachment. Se perdeu e levou a Câmara aos descrédito – acusa o antigo aliado.

Manato gosta de enfatizar que é distante de Cunha. E gosta também de falar de si na terceira pessoa.

? Vocês não me viam do lado dele o tempo inteiro. Você vê o Rosso (Rogério), o Jovair (Jovair Arantes), o Paulinho (Paulinho da Força). O deputado Manato, não.

E faz uma ressalva ao falar do deputado Paulinho da Força, que é presidente do seu partido, o Solidariedade.

? E o Paulinho é amigo pessoal do Cunha. Não é aliado ? diz.

Manato acredita ter chances e ganhar a disputa. Seu perfil e plataforma são lembrados por um assessor que acompanha a entrevista: é ficha-limpa, não teve uma ausência nos últimos anos e foi o parlamentar que mais presidiu sessões nessa legislatura.

? Calculo que presidi umas 150 sessões ? diz, e conta ter um apreço em comandar essas reuniões no plenário.

? Sempre gostei muito de presidir sessão. Fico sempre ali do lado (de quem está presidindo a Mesa). Me coloco à disposição para isso. Por isso, tenho bom conhecimento da Casa.

Na votação do impeachment de Dilma, Manato ganhou o noticiário por promover um bolão do impeachment e recolhia o dinheiro das apostas. Ele foi o voto número 253 pró-impeachment. No discurso, homenageou a cidade de Alegre (ES). Nessa cidade, em específico, Dilma venceu a eleição com 50,27% do eleitorado.

? Em homenagem à minha querida Alegre (ES), da região do Caparaó, aos 3,5 milhões de capixabas em 78 municípios e aos mais de 50 mil dos movimentos do Vem pra Rua que estão na praça do Papa. E para que a nossa ex-presidenta Dilma tenha férias eterna, eu digo sim, senhor presidente! ? foi o seu voto naquele 17 de abril.