Cotidiano

Alegria e união com a família

Francisco Luiz das Flores

Nasceu em 13/12/1924

Morreu em 1º/07/2018

Francisco Luiz das Flores, também conhecido com Duca, nasceu na cidade de Mantena, em Minas Gerais. Foi no Espírito Santo, em Pancas, onde conheceu Marcionilia de Barros com quem se casou e teve sete filhos.

A história de Francisco no Paraná teve início ainda na década de 40. Antes mesmo de chegar a Cascavel, passou por Campo Mourão, Capitão Leônidas Marques e Boa Vista da Aparecida.

Em Cascavel morou com a esposa por mais de 30 anos no Bairro Periolo e depois o casal se mudou para o Bairro Floresta, ambos na região norte da cidade.

Do trabalho da agricultura veio o sustento de toda a família. “Sempre trabalhou no campo. Criou todos nós e também uma sobrinha e a filha dela”, comenta Maria Barros das Flores.

Bons exemplos

A educação recebida pelo pai é lembrada com o sentimento de gratidão. “Foi um pai muito bom e todos os filhos seguiram um bom caminho. Não tinha estudo e não sabia ler, mas soube ensinar bons exemplos”. Um fato peculiar é o registro em certidão de nascimento com atraso de pelo menos dez anos acredita a família.

Quando chegou a Cascavel, Francisco já havia se aposentado e pode aproveitar bons momentos ao lado de todos que o amavam.

“Adorava festa. Em todos os domingos e aniversários nos reuníamos e isso era algo que o deixava muito feliz”, destaca a filha.

Religiosidade

Por muito tempo, ele frequentou as igrejas católicas dos bairros Periolo e São Francisco. Homem de fé era devoto à Nossa Senhora Aparecida. Mesmo com problemas de saúde que o impediam de seguir às missas continuava dedicado a orações e recebia eucaristia em casa.

Por conta de uma pneumonia foi levado ao hospital, onde permaneceu internado por uma semana, mas não resistiu aos agravos da doença e faleceu no dia 1º de julho, aos 94 anos. O sepultamento ocorreu no Cemitério Cristo Redentor. Francisco Luiz das Flores deixa a esposa, sete filhos, 24 netos e 20 bisnetos.