Esportes

ABASFI Foz Basquete irá participar do Brasileirão feminino de basquete 2021

O time é apoiado pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e possui atletas promissoras, já em seleções. Competição começa no segundo semestre

ABASFI Foz Basquete irá participar do Brasileirão feminino de basquete 2021

Foz do Iguaçu terá representação no Brasileirão feminino de basquete. A ABASFI (Associação de Basquete de Foz do Iguaçu) foi pré-inscrita no torneio que será disputado a partir do segundo semestre com equipes de nove estados. A competição é organizada pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB).

O torneio vai acontecer paralelamente à Liga de Basquete Feminino (LBF), com o intuito de revelar jogadoras e estruturar equipes menores para disputar futuramente a LBF, principal competição do País.

A Associação de Basquete de Foz do Iguaçu se filiou em janeiro ao Comitê Brasileiro de Clubes. Com isso, a equipe terá direito a passagens aéreas e hospedagens pagas durante a competição.

Equipe promissora

De acordo com Claudio Lisboa, técnico do time, a equipe possui diferenciais que permitiram a inscrição na competição. As jogadoras possuem ótimos resultados nas categorias de base, sendo campeã brasileira escolar 2019; octacampeã dos Jogos Escolares do Paraná; tetracampeã dos Jogos da Juventude do Paraná; participação no Mundial Escolar de Basquete, na Grécia, em 2019, além de possuir promissoras atletas na categoria sub-23, com passagens por seleções.

A associação recebe o apoio da Prefeitura de Foz do Iguaçu, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, e Itaipu Binacional, com o programa Bolsa Atleta, que oferece materiais esportivos, adiantamentos para pagamentos de viagens, arbitragem e técnicos concursados.

“Ficamos muito felizes, pois isso é o resultado de uma reestruturação que começamos a fazer no basquete de Foz ainda em 2010. Com o apoio da Prefeitura e Itaipu, criamos escolinhas pelos bairros, e hoje, grande parte dessas atletas são oriundas delas. Temos um time com meninas entre 18 e 21 anos, muito competitivo. Essa será a chance de elas se apresentarem em uma competição nacional”, disse Cláudio.