Esportes

A união silenciosa das duas Coreias

2016 927174756-201608011755060424.jpg_20160801.jpgRIO ? Coreia do Norte e Coreia do Sul, dois países tecnicamente em guerra e em constante estado de tensão, têm um encontro marcado todos os dias nos aparelhos da ginástica artística dispostos no Parque dos Atletas. Por obra do destino, mais especificamente por conta do sorteio feito pela Federação Internacional de Ginástica (FIG), duas ginastas e seus entornos ? uma de cada país ? estão num mesmo grupo misto de treino montado para as atletas que disputam o individual.

Nos aparelhos e no solo da ginástica artística, as duas Coreias convivem pacificamente, trocam experiências e se aplaudem. Ainda que com discrição.

Hong Un Jong, de 27 anos, é esperança de medalha para a Coreia do Norte, que enviou 31 atletas para os Jogos. Na Olimpíada de Pequim, em 2008, ela conquistou uma medalha de ouro no salto sobre o cavalo. Já Lee Eun-jo tem 17 anos e assumiu o desafio de substituir a ginasta titular da Coreia do Sul, que se machucou no fim da semana passado e acabou afastada. Lee é uma dos 212 competidores sul-coreanos enviados ao Rio.

O Parque dos Atletas fica do lado oposto da via onde está a Vila dos Atletas e foi erguido para o treinamento dos competidores em diferentes modalidades. A enorme tenda da ginástica é uma das mais movimentadas. Hong e Lee, as únicas representantes de seus países na ginástica artística feminina, caíram no mesmo grupo misto, o de número 1, ao lado de atletas do Panamá, Jamaica e Irlanda.

Ao todo, oito grupos mistos foram estruturados para permitir o treinamento de 38 atletas.

No domingo, apenas Lee treinou, com seu técnico. Ontem, Hong apareceu no Parque dos Atletas com sua treinadora, e as duas treinaram juntas entre 14h30 e 16 horas.

Ninguém fala inglês

A forma como as passagens pelos aparelhos e pelo solo foi organizada leva a uma proximidade entre as atletas. Os treinos da ginástica artística feminina costumam ser silenciosos, sem muita conversa. Mesmo assim, Hong e Lee trocaram algumas palavras quando se preparavam para saltar sobre o cavalo. Os treinadores também conversaram sobre os desempenhos das atletas.

A expectativa de medalha em torno de Hong fez as atenções se voltarem a ela nos momentos dos saltos. Os mais bem executados pela norte-coreana eram aplaudidos pelas outras ginastas e técnicos. O treinador sul-coreano era um dos mais entusiastas.

A reportagem do GLOBO tentou falar com as duas equipes, no domingo e ontem. Os sul-coreanos e as norte-coreanas não se comunicam em inglês. A treinadora da Coreia do Norte entendeu apenas a pergunta sobre a possibilidade de Hong repetir o feito de 2008. Respondeu com um sorridente ?sim?.

O fato de ser o país mais fechado do mundo, com um regime centralizado num líder, Kim Jong-un, se reflete no comportamento da delegação da Coreia do Norte no Rio. O país não divulgou no sistema interno disponível aos jornalistas a relação de assessores da delegação. A organização dos jogos também diz não ter esses nomes.

Nos treinos dos norte-coreanos, não há atletas ou treinadores dispostos a falar. No último sábado, a KCNA, agência oficial de notícias da Coreia do Norte, informou que o país enviou uma delegação política de alto nível para acompanhar os Jogos. A delegação é liderada por Choe Ryong Hae, próximo a Kim Jong-un. Não há informação sobre a chegada do grupo ao Rio e sobre onde eles podem estar hospedados.

O conflito entre os dois países remonta à Guerra da Coreia, entre 1950 e 1953. A Coreia do Norte, comunista, era liderada pela extinta União Soviética. A Coreia do Sul, capitalista, pelos Estados Unidos. A guerra não foi encerrada por um tratado de paz, mas por um armistício, que a Coreia do Norte afirmou ter cancelado em 2013, prometendo retaliação militar ?impiedosa? contra os inimigos.

Em maio deste ano, a Coreia do Sul rejeitou uma proposta de reunião bilateral para minimizar a tensão entre os dois países. Para isso ocorrer, segundo os sul-coreanos, é preciso que os norte-coreanos renunciem ao programa de armas nucleares.