Agronegócio

A sustentabilidade dos grãos na pequena propriedade

Em um dos maiores eventos do agronegócio da América Latina, os grãos com cultivo sustentável ganham amplo espaço. Ancorados por alguns eixos principais: manejo integrado de pragas e doenças, manejo da fertilidade do solo, tecnologia de aplicação e infiltração de água no solo, pequenos produtores são orientados a desenvolver o cultivo, mesmo em pequenas áreas, garantindo produtividade e ganhos à diversificação.

Em um espaço especial nesta edição do Show Rural são apresentados resultados e o trabalho realizado pelo Instituto Emater e seus parceiros no monitoramento da ferrugem asiática da soja por meio da metodologia de campo e do programa Alerta Ferrugem, bem como o monitoramento de pragas e a redução do uso dos defensivos agrícolas.

No manejo da fertilidade do solo, a equipe apresenta demandas nutricionais para os principais grãos e formas para atender esta demanda, melhorando a estrutura física e química do solo, sem elevar o custo de produção.

Há ainda destaque à tecnologia de aplicação com demonstração prática e técnica da importância da regulagem adequada do pulverizador, uso de bicos corretos, como evitar a deriva e otimizar as operações de pulverização.

Para chamar a atenção dos agricultores sobre a importância da rotação de culturas, do manejo adequado da palhada para cobertura do solo e como estes fatores interferem diretamente na capacidade de retenção e armazenamento de água do solo, foi instalado um infiltrômetro, aparelho que mede em tempo real a capacidade de infiltração de água no solo. Conhecimento para mais resultados.