Cotidiano

47 anos de cooperação

A Coopavel, uma das maiores cooperativas do Paraná e do Brasil, comemora seus 47 anos amanhã (15). Uma programação especial, com missa e palestras técnicas, vai marcar a data. As atividades vão ser realizadas na área onde anualmente ocorre o Show Rural Coopavel, que em 2018 está agendado para o período de 5 a 9 de fevereiro.

A missa pelo aniversário será celebrada às 11h. Depois do almoço aos convidados, ocorrerá programação técnica da Caravana Soja Brasil (safra 2017/2018). Com realização do Canal Rural e outros parceiros, a Caravana trará a Cascavel especialistas em mercados e agronegócio. Serão quatro palestras e acontecerão das 15h às 17h.

A primeira apresentação será com José Magid Waquil, que falará sobre Preservação da biotecnologia no campo. Depois, Alvadi Balbinot falará sobre Problemas no estabelecimento da cultura que limitam a produtividade. Mercado, comercialização da safra será o tema de Paulo Molinari. Mauro Zanatta, por sua vez, vai dar detalhes sobre Perspectivas da política e da economia brasileira. Outras informações estão no endereço eletrônico projetosojabrasil.com.br .

Desde 1970

Fundada em 15 de dezembro de 1970 por 42 agricultores, a Coopavel contribui com o processo de fortalecimento econômico Oeste e do Paraná. Com mais de 4,8 mil cooperados e 5,8 mil colaboradores, a cooperativa atua em 17 municípios e seu faturamento foi de R$ 2,1 bilhões em 2016. Produtos da empresa chegam a vários lugares do mundo, como Holanda, Alemanha, Espanha, Inglaterra, Chile, África do Sul, Croácia, Iraque, Catar, Bahrein, Japão, China, Hong Kong e Emirados Árabes.

Engrenagem

De acordo com o presidente da cooperativa, Dilvo Grolli, o cooperativismo é uma engrenagem fundamental para o processo de desenvolvimento de uma economia. A próxima edição do Show Rural Coopavel, já em preparação, será das mais festejadas, porque chegará à sua 30ª edição, ressalta Dilvo. O evento é o maior da América Latina, o segundo maior das Américas e o terceiro maior do mundo em apresentação de novas tecnologias agropecuárias e em equipamentos. Em 2018, o Show Rural Coopavel terá 530 expositores, deverá receber mais de 250 mil pessoas e a expectativa de faturamento é de R$ 1,5 bilhão.