Rio de Janeiro – A crise migratória que vem afetando famílias no Oriente Médio, África e Europa mobilizou o COI (Comitê Olímpico Internacional). A entidade anunciou nesta sexta-feira (4) a criação de um fundo de dois milhões de dólares – R$ 7 milhões – que serão destinos ao auxílio dos refugiados. O presidente do COI, o alemão Thomas Bach, relatou urgência na ação humanitária.
Ficamos todos tocados pelas terríveis notícias e as histórias comoventes dos últimos dias. Com essa terrível crise no Oriente Médio, África e Europa, o esporte e o movimento olímpico queria fazer sua parte trazendo ajuda humanitária para os refugiados. Tomamos uma decisão rápida de que precisávamos agir para criar esse fundo imediatamente, afirmou.
Bach pediu para que comitês olímpicos nacionais também participem e enviem seus planejamentos. Além disto, o presidente exaltou a estreita relação entre o COI e a ONU (Organização das Nações Unidas) e a importância do auxílio esportivo nos problemas humanitários do mundo.
Nossos pensamentos estão com os muitos refugiados que arriscam suas vidas e a vida de seus familiares para escaparem do perigo, concluiu.
(Com informações do Lance!)