Economia

Ford: Equipe de Guedes culpa custo Brasil e sonda chineses para assumirem fábricas

Ford: Equipe de Guedes culpa custo Brasil e sonda chineses para assumirem fábricas

Brasília – O Ministério da Economia montou um grupo de trabalho para avaliar o fechamento das fábricas da Ford no País e está entrando em contato com outras montadoras sobre a possibilidade de elas assumirem as unidades da marca.

Já foram acionados pelo governo federal presidentes e outros executivos de três fabricantes mundiais para buscar um destino para as fábricas de Camaçari (BA), Taubaté (SP) e da Troller em Horizonte (CE).

Conforme reportagem da Folha de S.Paulo, fontes do governo disseram que é possível que uma fabricante chinesa assuma ao menos uma das unidades. Apesar de os nomes serem mantidos em sigilo, uma possível candidata seria a Chery.

A marca chinesa já tem no Brasil uma operação em parceria com a brasileira Caoa, mas a avaliação é que sua produção é pequena no País. Ela não está entre as cinco marcas com mais veículos vendidos em território nacional e a visão entre integrantes do governo é que ela poderia ganhar força com uma expansão a ponto de incomodar os concorrentes.

A tendência é de que o governo continue entrando em contato com empresas para obter um número relevante de interessados, uma medida que também foi colocada em prática pelos governos de São Paulo e Bahia. Mas a equipe econômica ressalta que a decisão de entrar nas fábricas é uma decisão das companhias e que dependerá da estratégia de cada interessado.

Membros do Ministério da Economia defendem que a decisão da Ford de sair do país não é uma notícia boa, mas que deve ser entendida mais como um reposicionamento da marca no atual cenário global do que exatamente na operação do Brasil.

Integrantes do time reconhecem nos bastidores que este é o segundo caso similar em menos de um mês. A Mercedes-Benz anunciou o fechamento de sua única fábrica brasileira de veículos leves, em Iracemápolis (SP), no fim do ano passado.