BRASÍLIA – Em 15 de outubro de 2015, Taiguara Rodrigue dos Santos, sobrinho de Maria de Lourdes, que foi esposa do ex-presidente Lula, e já falecida, depôs como testemunha na CPI do BNDES, na Câmara dos Deputados. Bem falante, Taiguara diz ser esse o único vínculo que o prende ao petista. Ele contou não ter qualquer formação profissional e o que sempre fez na vida foi vender. Desde os 14 anos. E contou que já vendeu roupa, trabalhou com construção e teve uma serralheria.
Tudo o que vocês imaginarem que uma pessoa pode fazer para sobreviver eu já fiz disse Taiguara logo no início de seu depoimento, e se adiantou sobre o tema que, de fato, o levou a depor na comissão.
E com o passar dos anos foram aparecendo algumas oportunidades, inclusive a que me fez chegar até aqui, que é Angola disse.
Taiguara foi chamado para falar de supostos contratos suspeitos que sua empresa, Exergia Brasil, em parceria com a Odebrecht, fez com o governo daquele país, para construção de uma hidrelétrica, com recursos do BNDES. E com possível influência de Lula. Ele foi para Angola em 2007, para montar uma empresa de distribuição de autopeças de caminhão.
Foi aí que começou minha saga no continente africano.
O empresário contou que sua empresa é de pequeno porte, que atua em Angola há quinze anos e tem um faturamento de R$ 2 milhões por ano. A Exergia trabalhou exclusivamente para a Odebrecht.
Taiguara contou que recebeu R$ 3,5 milhões de reais em quatro anos na construção da Hidrelétrica de Cambambe, em Angola. Esse contrato é o investigado.
Taiguara é filho de Jacinto Ribeiro dos Santos, conhecido como Lambari, e “muito, muito” amigo de Lula, há muitos anos. Um deputado perguntou porque ele era conhecido nos meios empresariais como “sobrinho do Lula”.
Não. Na verdade, eu não sou sobrinho do Lula. O que a gente tem é esse vínculo do passado. Ele foi casado com a minha tia.
Taiguara disse que não compareceu a nenhuma das duas posses de Lula como presidente da República e nunca esteve na sua casa. Não se considera amigo do petista. Disse que nunca foi filiado ao PT.
Ele nunca foi na minha casa, eu nunca fui na casa dele. Então, eu não sei como a gente poderia se considerar amigo. Mas é uma pessoa que eu estimo muito disse Taiguara aos deputados.
Taiguara gosta de falar de si na terceira pessoa.
Vim aqui só para dizer um pouco quem é o Taiguara.