Cascavel – Uma grande mobilização foi realizada no último final de semana para fazer a retirada de 38 superpostes instalados há anos no canteiro central da Avenida Carlos Gomes, no trecho entre a Rua Cuiabá e a rotatória da Unioeste. O trabalho foi realizado durante todo o sábado e o domingo e chamou a atenção de quem passava pelo o local e fez com que os motoristas tivessem que redobrar a atenção.
Para que fosse feito o serviço, a faixa de rolamento junto ao canteiro central foi bloqueada por caminhões tipo Munck e nas transposições da rodovia BR-277, viaduto da Carlos Gomes e na Rua Alexandre de Gusmão. Além do trabalho de retirada, outros quatro superpostes foram instalados nas proximidades dos viadutos para iluminação dos mesmos.
De acordo com o secretário municipal de Serviços e Obras Públicas de Cascavel, Sandro Camilo Rocha Rancy, os superpostes foram encaminhados para Usina de Asfalto da secretaria para depois serem reaproveitados em outros locais. Agora, destacou secretário, os trabalhos estão concentrados na Rua Alexandre de Gusmão e que ainda não há uma data para o início da retirada da estrutura canteiro central da Avenida Carlos Gomes.
Desde a semana passada, as obras avançaram na Rua Alexandre de Gusmão com a colocação da calçada próxima a Rua Cuiabá. Também estão sendo colocadas as guias e blocos de concreto do meio fio. Desde o começo do ano a via está recebendo nova capa asfáltica, melhoria que faz parte do projeto que prevê a formação de um binário com a Avenida Carlos Gomes.
A obra
As melhorias iniciaram no dia 18 de setembro do ano passado e o prazo de contratação é de 15 meses. Em todo o trecho que engloba 56 quadras a base do asfalto está sendo refeita, assim como toda a pavimentação, galeria de água pluvial e trocada a calçada para paver. O valor total de investimento é de R$ 51.144.674,40, pago com recursos que foram emprestados ao Município pelo Banco Fonplata por meio do PDU (Programa de Desenvolvimento Urbano).
A obra inclui ainda uma ciclovia, interligando com a Rua da Lapa e revitalização de um trecho da Rua Rio da Paz, local com intenso movimento de veículos próximo ao Terminal Sul. Além disso, está em processo de término a construção do novo viaduto sobre a BR-277, que também faz parte do PDU (Programa de Desenvolvimento Urbano) de Cascavel.
Foto: Secom