Renato Silva no PL

á vice-prefeito de Cascavel, Renato Silva, tanto brigou para ser o candidato do Republicanos a prefeito de Cascavel, que “empurrou”  o ex-correligionário Marcio Pacheco para fora do partido para que tivesse caminho livre dentro da sigla, e ser o nome do Republicanos nas urnas em 2024. No entanto, há menos de oito meses para as eleições, Silva assinou ficha de filiação do PL, partido do ex-presidente Bolsonaro e também do prefeito Paranhos.

Em Brasília

Renato esteve em Brasília e, ao lado do ex-presidente Bolsonaro e do prefeito Leonardo Paranhos, assinou com o PL. Diferente de Pacheco e Bueno que já fizeram seus eventos de filiação e lançamento ‘extraoficial’ das candidaturas, Renato ainda não marcou evento para ser recebido pelo PL.

Romulo no MDB?

Informação repassada à coluna dá conta que o deputado Batatinha (MDB), selou acordo com Marcio Pacheco na disputa pela Prefeitura de Cascavel e o seu partido pode ocupar a vice. Para isso, o MDB estaria de portas abertas para receber o vereador Romulo Quintino, que também já tem parceria fechado com Pacheco. Então, faltaria apenas “marcar a data”.

Requião fora do PT

Não durou nem dois anos o “casamento” do ex-governador do Paraná e ex-senador, Roberto Requião com o PT de Lula. Requião protocolou no TRE-PR o pedido de desfiliação da sigla. Segundo Requião, ele deixa o PT após o partido de Lula “cruzar o rubicão”, se referindo a expressão de que está passando por um ponto sem retorno e se alinhar à pauta econômica de centro direita.

Futuro

Requião se filiou em março de 2022 ao PT para disputar o governo do Estado, no entanto, foi derrotado ainda no primeiro turno pelo Governador Ratinho Junior. Apesar de já ter conversado com muitos partidos, Requião ainda não sabe se vai se filiar a outra agremiação política. Segundo Requião, o deputado estadual Requião Filho, seguirá no PT.

Prévias canceladas

Ainda falando em PT, a sigla decidiu que não vai realizar as prévias para escolher o candidato à Prefeitura de Curitiba na eleição de outubro. A decisão foi tomada em uma reunião da Executiva Nacional, em Brasília. O partido irá apoiar a candidatura de Luciano Ducci do PSB. No entanto, a decisão provocou reações contrárias do deputado Zeca Dirceu, que tinha planos para disputar as eleições municipais de Curitiba.

Reforma tributária

O deputado estadual Alexandre Curi (PSD), participou de um encontro com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), e os principais empresários do Paraná. Empresários conseguiram debater com o presidente da Câmara sobre a questão tributária do país, que ainda é um obstáculo a ser superado, mesmo após a aprovação da reforma.

Líder da oposição

A liderança da oposição ao governo Lula na Câmara Federal terá um novo representante. A partir da próxima semana quem assume a função é o deputado federal paranaense, Filipe Barros (PL). O parlamentar é muito próximo do ex-presidente Jair Bolsonaro. Até então quem liderava a oposição na Câmara Federal era Carlos Jordy.

Macron no Senado

O presidente da França, Emmanuel Macron, fará visita ao Senado, nesta quinta-feira (28), onde será recebido pelo presidente da Casa, Rodrigo Pacheco. Um dos temas esperados na pauta entre França e Brasil é o acordo comercial entre a União Europeia e o Mercosul. O acordo entre os dois blocos teve os termos finalizados em 2019, após 20 anos de negociações, mas não foi ratificado pela União Europeia. Em mais de uma ocasião, a França já se posicionou contra o acordo.