Cotidiano

Pesquisa mostra que 95% dos oncologistas reprovam 'pílula do câncer'

fosfo.jpgRIO e SÃO PAULO- Uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) feita com 398 médicos revelou que cerca de 95% dos profissionais não aprovam o uso da fosfoetanolamina sintética, conhecida como ?pílula do câncer?, por considerar que os dados disponíveis sobre o composto são insuficientes para que o tratamento seja oferecido à população. O estudo ainda será publicado na Revista da Associação Médica Brasileira. pílula do cancer

Testes feitos com roedores demonstraram que a fosfoetanolamina não tem efeito contra tumores. Os resultados das pesquisas, realizadas pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC), foram publicados pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), que está financiando os estudos .

? Temos dados de testes em cobaias e em células que sugerem que não há melhora a partir do uso dessa substância ? explica o presidente da SBOC, Gustavo Fernandes. ? Em um cenário normal, qualquer pesquisa seria interrompida depois dessa constatação, mas existe um clamor social imenso, então é importante que os estudos sejam concluídos.

Durante os experimentos, dois grupos de roedores (um de camundongos e outro de ratos) com tumores de crescimento rápido receberam doses de fosfoetanolamina durante dez dias, enquanto outros animais, no grupo de controle, permaneceram sem tratamento. Ao fim do período, os animais que receberam a substância não apresentaram melhora em comparação com o grupo de controle. Segundo pesquisadores, no entanto, os resultados não bastam para descartar uma eventual eficácia em seres humanos.

SISTEMA IMUNOLÓGICO

O pesquisador Salvador Claro Neto, da equipe do criador da fórmula, Gilberto Chierice, professor aposentado da USP de São Carlos, rebate os testes com uma tese sobre o sistema imunológico:

? Eles explicaram que os roedores não tinham imunidade? Se você tiver câncer, não tiver imunidade e tomar a fosfoetanolamina, também não vai curar. Quem mata o tumor é a defesa da pessoa. Se pegar o rato sem defesa, não funciona.