Cotidiano

Páscoa: Princípios e conceitos que fundamentam a fé de todo cristão

Páscoa: Princípios e conceitos que  fundamentam a fé de todo cristão

Sexta-feira Santa, Sábado de Aleluia e Domingo de Páscoa. Para a comunidade cristão mundial, esta é a época do ano de maior importância e que fundamenta a sua fé. A “Mensagem da Cruz”, com a morte e ressurreição de Jesus Cristo, conforme narram os evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas e João, há mais de 2 mil anos vem provocando discussões, questionamentos e experiências individuais e coletivas que marcaram e mudaram a história da humanidade.

Nesta edição, o O Paraná, oferece aos leitores subsídios para uma reflexão a partir da visão protestante (evangélica) e católica. O pastor presbiteriano e conferencista Hernandes Dias Lopes (hernandesdiaslopes.com.br) e o padre Exequiel Dal Pozzo (padreezequiel.com.br), ajudam compreender um pouco mais sobre o verdadeiro sentido e significado pascal.

“Semana Santa é um momento de mais intensidade, de mais amor e mais entrega no caminho de Jesus. Eu gostaria de falar sobre como viver a semana Santa de uma forma mais intensa. Para muitos é um feriado; para outros, uma devoção; para o comércio é uma oportunidade de vendas; para outros, ainda, é um momento especial de meditação, oração e renovação da Fé. E para você, caro leitor, o que significa viver a semana Santa? Existe um jeito, um lugar, um momento especial no qual aprenderemos a viver a Semana Santa”, escreve o Padre Ezequiel.

Em seu texto sobre a Semana Santa, o Pastor Hernandes explica que “a Páscoa judaica cumpriu-se em Cristo. No Cenáculo, Jesus instituiu a Ceia, monumento de sua primeira vinda e promessa de sua segunda vinda. Agora, não imolamos mais cordeiros, pois Jesus é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Ele é o nosso Cordeiro Pascal. Ele é o Sacerdote e o sacrifício, o ofertante e a oferta. Ele morreu pelos nossos pecados, ressuscitou para nossa justificação e voltará para a nossa glorificação”.

E o Padre Ezequiel segue ensinando que “viver a Semana Santa significa fazermos memória dessas ações maravilhosas de Deus. É estarmos revivendo todos esses fatos, de geração em geração. Cada um de nós é convidado a ver-se a si próprio com os olhos penetrantes da fé, como tendo ele mesmo estado lá no calvário na primeira Sexta-Feira Santa diante do sepulcro vazio e também na manhã da Ressurreição. Hoje todos nós somos convidados a acompanharmos o caminho de Jesus prontos a morrer na morte de Cristo e a ressuscitar em sua ressurreição. Será exatamente nesse caminho de Jesus que nós vamos viver de verdade, com intensidade a Semana Santa”.

Hernandes Dias Lopes faz questão de destacar que os “eventos do Calvários” não são meros fatos históricos. “Em primeiro lugar, Jesus morreu pelos nossos pecados. A morte de Jesus não foi um acidente. Ele não morreu porque sucumbiu ao poder de Roma nem porque foi uma vítima indefesa das tramas do sinédrio judaico. Jesus não morreu porque Judas o traiu por ganância, ou porque o sinédrio o sentenciou por inveja, ou porque Pilatos o condenou por covardia ou porque os soldados o pregaram no madeiro por crueldade. Ele morreu porque o Pai o entregou por amor. Ele morreu porque voluntariamente se entregou pela sua igreja. Ele morreu pelos nossos pecados.”

Por fim, o Padre Ezequiel recorre ao Papa Paulo XI para lembra que “as celebrações da Semana Santa são a fonte de todas as outras celebrações do ano”. E o pastor finaliza: “Por sua morte, fomos reconciliados com Deus. Ele fez a paz pelo seu sangue da sua cruz. Sua morte nos libertou e pela sua morte temos livre acesso ao trono da graça”.

Páscoa é também tempo de renovo, reconstrução e reencontro. O Jornal O Paraná deseja a todos uma Feliz e Santa Páscoa! Que sejam dias de reavaliar e reforçar os laços familiares e celebrar a vida. Em tempos em que tantas notícias retratam violência e dor, que as orações e desejos se voltem para busca da paz, solidariedade e fraternidade, fundamentos e alicerces de famílias e sociedades saudáveis e harmônicas!