
Roma - “La pace sia con tutti voi”. Essas foram as primeiras palavras do Papa Leão XIV, quando apresentado ao mundo na tarde de ontem (8), na Sacada Central da Basílica de São Pedro, no Vaticano.

Era 13h07 (horário de Brasília) de quinta-feira quando a tradicional fumaça branca subiu à chaminé da Capela Sistina e anunciou ao mundo que, no quarto escrutínio do Conclave, o cardeal Robert Francis Prevost, de 69 anos, foi eleito o 267° Papa da Igreja Católica, o primeiro americano a ocupar o trono de São Pedro. Escolhido por, pelo menos, dois terços dos 133 cardeais presentes, ele sucede o papa Francisco (1936–2025), que faleceu no último dia 21 de abril.
O anúncio oficial coube ao cardeal protodiácono Dominique Mamberti que pronunciou a tão aguardada fórmula em latim, comunicando a Roma e ao mundo o nome do novo Sucessor de Pedro: Annuntio vobis gaudium magnum; Habemus Papam! “Anuncio-vos uma grande alegria; temos um Papa!”. “Eminentissimum ac Reverendissimum Dominum, Dominum Robertum Franciscum, Sanctæ Romanæ Ecclesiæ Cardinali Prevost, qui sibi nomen imposuit Leo XIV.
Poucos minutos depois, o novo pontífice apareceu às cerca de 100 mil pessoas que lotavam a Praça São Pedro e Via da Conciliação e foi apresentado ao mundo.
Emocionado, após prolongado silêncio que acalmou a Praça de São Pedro, o novo pontífice enfatizou a missão de “construir pontes pelo diálogo”, afirmou que “Deus ama a todos” e assegurou que “o mal não prevalecerá”. Convocou a Igreja a caminhar unida, inspirada na esperança e na justiça social.
Papa agostiniano
O Papa Leão XIV é agostiniano. Isso significa que ele faz parte da ordem de Santo Agostinho. A Ordem dos Agostinianos, também conhecida como Ordem de Santo Agostinho ou Frades Agostinianos, foi fundada no século XIII. Ela não foi estabelecida diretamente por Santo Agostinho (354-430 d.C.), mas sim pelo Papa Inocêncio IV.
A Ordem segue o ideal descrito nos Atos dos Apóstolos “ter um só coração e uma só alma, voltados para Deus”. Atualmente, ela está presente em 42 países e conta com cerca de 2,6 mil religiosos. A “Grande Família Agostiniana” é formada por diferentes ramos, incluindo Agostinianos Recoletos, Agostinianos Descalços, Agostinianas Missionárias e Agostinianos da Ordem de Santo Agostinho.
Nome Papal
Ao assumir o nome Leão XIV, Prevost prestou homenagem ao Papa Leão XIII (pontificado de 1878 a 1903), autor da encíclica Rerum Novarum, marco da Doutrina Social da Igreja. Leão XIII ficou conhecido como o “papa dos trabalhadores” e dedicou o fim do século XIX ao Espírito Santo, instituindo práticas devocionais ainda atuais. A nova chancela papal sugere continuidade na defesa dos pobres e no diálogo entre fé e justiça social.
Papa Leão XIV e o Brasil
Antes de se tornar papa, o então cardeal Prevost estava confirmado para pregar o retiro da 62ª Assembleia Geral da CNBB, agendado para abril/maio de 2025, mas a viagem foi cancelada em virtude do falecimento de Francisco.
Em 2012 e 2013, visitou o Brasil como padre geral dos agostinianos, palestrando em Guarulhos (SP) e Belo Horizonte (MG). A sua atuação em favor da missão latino-americana reforça expectativas de atenção especial às comunidades brasileiras. Há também informações de que Prevost esteve no Paraná no início dos anos 2000, passando por Curitiba, Ponta Grossa e Rolândia.
Em Cascavel, ainda na tarde de ontem (8), o doutor em teologia Padre Alfredo Rafael Belinato comemorou a nova liderança da Igreja Católica. “É uma pessoa que tem uma visão muito ampla da religião, da igreja, das percepções da própria igreja”, destacou.
Caminhos de Francisco
A escolha de um Papa americano tem um significado simbólico e concreto para as Américas, continente que congrega quase metade dos fiéis católicos do mundo. Ao ascendê-lo à Cátedra de São Pedro, o Conclave não apenas reconhece a vitalidade demográfica e pastoral da Igreja no Hemisfério Ocidental, mas também abre caminho para uma voz mais atuante nas grandes causas sociopolíticas regionais, assim como foi seu antecessor, o Papa Francisco.
Logo após a eleição, a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) divulgou mensagem ao novo pontífice. “O Brasil acolhe sua eleição com o coração aberto. Foram dias intensos de oração. Queremos caminhar em comunhão com seu ministério, com espírito sinodal e missionário, para fazer da Igreja cada vez mais uma casa de portas abertas, onde todos se sintam acolhidos, amados e valorizados, especialmente os pobres.”
Escolha histórica
A eleição de Leão XIV surpreendeu muitos observadores que esperavam a escolha de um candidato europeu, como o italiano Pietro Parolin. Com cidadania norte-americana e peruana, Prevost é descrito pela imprensa italiana como “o menos americano dos americanos”, devido à sua longa trajetória missionária no Peru e raízes familiares europeias.
Perfil
Como primeiro papa nascido nos EUA e vindo de país de maioria protestante, Leão XIV traz na bagagem uma postura reformista, alinhada ao legado de Francisco. Poliglota, tem se posicionado em temas espinhosos:
Pena de morte: declarou-se “totalmente contra” e defendeu a vida em todas as circunstâncias.
Ordenação de mulheres: afirmou que “clericalizar mulheres não resolve necessariamente problemas da Igreja”.
Racismo: repudiou o assassinato de George Floyd e defendeu “igreja antirracista”.
Meio ambiente: chamou à ação concreta, não apenas palavras, na crise climática.
Imigrantes: criticou políticas de deportação e enfatizou acolhimento dos refugiados.
Ideologia de gênero: sugeriu respeito às conferências episcopais locais, sem polarizações.