CASCAVEL

No Centro, comerciantes reclamam da ‘troca’ de estacionamento pela ciclofaixa

Descubra a importância da ciclofaixa para a mobilidade urbana e as opiniões de comerciantes afetados pelas mudanças - Foto: Divulgação
Descubra a importância da ciclofaixa para a mobilidade urbana e as opiniões de comerciantes afetados pelas mudanças - Foto: Divulgação

Cascavel - A mobilidade urbana é um dos principais gargalos das cidades que precisam planejar os transportes alternativos, uma tendência de grandes centros e cada vez mais presente no dia a dia das pessoas. O uso de meios de transporte mais econômicos e rápidos, como a bicicleta, patinetes e motos elétricas tem crescido e muito nos últimos anos, devido à praticidade e à economia com combustível, até porque as cidades não conseguem mais ter uma mobilidade com qualidade com a grande quantidade de veículos.

A implantação de uma ciclofaixa na região central de Cascavel está sendo alvo de muitas críticas de comerciantes que reclamam que não foram avisados das alterações, que tiram as vagas de estacionamento na frente do seu comércio, cada vez mais disputadas no dia a dia. A ciclofaixa pintada nesta semana, fica na Rua Duque de Caxias, entre a Avenida Brasil e a Rua da Lapa, mas a reclamação maior é justamente no trecho ao lado da Catedral Nossa Senhora Aparecida.

Entorno da Carlos Gomes

A ciclofaixa estava prevista nas obras da ‘nova’ Carlos Gomes que acabou revitalizando a avenida e todo o seu entorno, mudando desde a pavimentação, calçadas e implantando este espaço que é destinado aos ciclistas e ao uso dos “elétricos” de forma mais segura. Nesta quinta-feira (10) muitos comerciantes estavam surpresos ao se depararem com a sinalização. Além disso, como as placas de estacionamento não foram retiradas, muitos carros ainda estão estacionando – o que passou a ser proibido.

Cada quarteirão perdeu, pelo menos, 15 vagas de estacionamento, cerca de cem em todo o trecho – que agora tem a ciclofaixa pintada de vermelho. Como é nova, ainda está sendo pouco utilizada, mas chama bastante atenção de quem passa pelo local.

Mudança de sentido

Outra mudança é no sentido na Rua Duque de Caxias, entre as ruas da Lapa e Santa Catarina, que desde o início da semana passou a ser duplo.

De acordo com Jorge Pinheiro, gerente da divisão de trânsito da Transitar, a ideia é aumentar as ciclovias e ciclofaixas no perímetro urbano, que é uma tendência mundiais. Sobre os carros estacionados, ele disse que nos próximos dias os agentes de trânsito estarão no local para iniciar a orientação e a fiscalização devida, mas que, por enquanto os veículos ainda podem estacionar.

Segundo ele, a Transitar tem uma equipe de educação para o trânsito composta por agentes que farão uma ação de conscientização, mas que existem várias opções nas vias paralelas que fazem parte do EstaR (Estacionamento Rotativo) no qual os motoristas podem deixar seus veículos por até duas horas sem pagar a mais por isso, visando melhorar a rotatividade dentro do Município. 

“Considerando que a ciclovia é um modal de mobilidade urbana, que incentiva o uso de transporte limpo e sustentável, além da própria economia para o usuário e também por questões de segurança viária, ela tem sido adotada em cidades de médio e grande porte cada vez mais como meio alternativo ao fluxo intenso de veículos”, frisou.

Audiência Pública

Por meio de nota, a Sesop (Secretaria Municipal de Serviços e Obras Públicas) informou que dentro do grande projeto da revitalização da Avenida Carlos Gomes, a ciclovia foi executada desde a Unioeste e será ligada à Avenida Brasil pela Rua Duque de Caxias. Para isso, na Duque de Caxias foi executada uma ciclofaixa, destacando ainda que a grande intervenção da Avenida Carlos Gomes foi discutida em Audiência Pública, diretamente com a comunidade e autoridades.