Foz do Iguaçu - Como parte da programação especial do Mês da Mulher, os(as) empregados(as) da Itaipu Binacional participaram de uma palestra on-line. O encontro ocorreu na manhã desta quinta-feira (13) com a empresária, conselheira e palestrante Rachel Maia. O webinar “A igualdade que nos une” foi promovido pelo Comitê de Gênero, Raça, Diversidade e Inclusão, em parceria com as áreas de Educação Corporativa e Comunicação Social da usina.
A trajetória de Rachel Maia e a importância da inclusão
Rachel Maia construiu sua carreira ocupando cargos de liderança em grandes multinacionais, como 7 Eleven, Novartis, Tiffany & Co., Pandora e Vale. Portanto, como mulher negra, ela foi a primeira a ocupar a cadeira de CEO no mercado de luxo, representando apenas 1,8% dos cargos executivos no Brasil. Sua atuação inspira por promover um ambiente corporativo inclusivo, incentivando igualdade de gênero e oportunidades para todos.
Além disso, Rachel Maia é presidente do Conselho do Pacto Global da ONU Rede Brasil,. Isto reforça seu compromisso com a diversidade e inclusão no mercado de trabalho.
Compromisso da Itaipu com a diversidade e a inclusão
O diretor jurídico da Itaipu, Luiz Fernando Delazari, abriu oficialmente a palestra, enfatizando o compromisso da empresa em promover um ambiente mais justo, seguro, diverso e igualitário. Ademais, ele destacou a necessidade de ações concretas para remover barreiras e tornar a sociedade mais inclusiva.
“Um país que nega oportunidades à metade da sua população nunca será um país verdadeiramente desenvolvido, e uma sociedade que silencia mulheres jamais será uma sociedade justa”, afirmou Delazari.
Desconstrução de preconceitos e viés inconsciente
Durante sua fala, Rachel Maia ressaltou a necessidade de desconstruir preconceitos para criar ecossistemas inclusivos.
“Transformar dá trabalho, porque isso demanda desconstruir para construirmos novamente, de uma forma inclusiva”, disse a palestrante.
Ela também abordou o impacto do viés inconsciente, que limita mulheres a papéis tradicionais, e defendeu que a inclusão deve garantir a cada mulher o direito de escolher seu próprio lugar de fala, seja ele no lar ou em posições de liderança.
Perguntas do público e reflexões sobre inclusão
A palestra contou com a participação de mais de 230 pessoas, que puderam interagir e enviar perguntas. Além disso, Rachel Maia discutiu temas como ações afirmativas e a luta contra exclusões estruturais, reforçando que a falta de conhecimento desagrega e incomoda, pois traz à tona pautas afirmativas e inclusivas.
Continuidade da programação do Mês da Mulher
A programação do Mês da Mulher na Itaipu Binacional segue com eventos especiais:
- 18 de março – As empregadas, estagiárias, terceirizadas e jovens do PIIT estão convidadas para assistir à peça teatral “Não!!”, no Cineteatro dos Barrageiros, às 14h.
- 19 de março – Gestores e gestoras participarão de uma Oficina de Liderança Inclusiva.
Portanto, essas iniciativas reforçam o compromisso da Itaipu Binacional com a igualdade de gênero, incentivando a transformação social e profissional.
Fonte: Itaipu