O Município de Cascavel tem uma população de cerca de 32 mil pessoas acima de 60 anos. O tempo também os deixam vulneráveis a agressões físicas e psicológicas, inclusive da própria família. É por essa razão que as denúncias são tão importantes para salvá-los de um destino sofrível.
Conforme levantamento da Divisão de Vigilância Socioassistencial da Seaso (Secretaria Municipal de Assistência Social), os dados apontam uma redução de 53% em denúncias de violações de direitos dos idosos em Cascavel. Enquanto no primeiro semestre de 2019 foram registradas 32 denúncias, neste ano o número caiu para 15.
De acordo com os dados, as principais violações de diretos registradas contra idosos em Cascavel foram: negligência, violência física, violência psicológica, violência intrafamiliar, falta de cuidados adequados por parte do cuidador, isolamento e violações associadas ao alto grau de estresse do cuidador.
Para a assistente social do Município, Márcia Engel, a diminuição nas denúncias pode ter ligação com a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). “Devido à pandemia, pode ser que essa redução ocorreu por falta de conhecimento dos idosos em realizar as denúncias. Porém, não podemos dizer com certeza que ocorreu por isso. É um momento muito atípico para todos”, pontua.
DENÚNCIAS
Se você está precisando de ajuda ou conhece algum idoso que está em uma situação assim, não hesite em denunciar. O canal para denúncias do Município é a Ouvidoria no telefone 156 ou online pelo aplicativo Particity; que pode ser baixado no smartphone, tablets ou pode ser acessado através do Portal do Município de Cascavel.
Esse tipo de demanda também pode ser atendida nos Creas Leste, Oeste ou Sul. As equipes da Secretaria de Assistência Social ao receberem a denúncia, seguem até o local para averiguar a situação e tomar as medidas necessárias.
Telefones para denúncias
Ouvidora do Município – 156
Creas Leste – (45) 3902-1766
Creas Oeste – (45) 3902-1736
Creas Sul – (45) 3902-1750