RIO ? Uma carta escrita a mão, com apenas 124 caracteres, foi leiloada na China por US$ 32 milhões, o equivalente a R$ 112 milhões. O documento foi escrito no dia 27 de setembro de 1080, e é considerado o último escrito original restante de Zeng Gong, proeminente poeta erudito e oficial da dinastia Zong.
De acordo com a imprensa local, o comprador foi o bilionário Wang Zhongjun, presidente da Huayi Brothers Media, um dos maiores grupos chineses de entretenimento. O leilão aconteceu no domingo, em Pequim.
A carta é chamada Jushi Tie, ?uma carta sobre os acontecimentos?, em tradução livre. O curto texto é escrito em uma forma arcaica de chinês, no qual o autor se dirige a um amigo próximo, agradecendo pelo apoio em sua carreira.
Em entrevista ao ?China Daily?, Yin Guanghua, especialista na dinastia Zong, explicou que a carta é importante ?para compreender a vida do oficial porque ele expressa sentimentos pessoais profundos?.
Wang Zhongjun é conhecido por investir parte de sua fortuna em obras de arte, que são espalhadas por suas casas em Pequim, Hong Kong e Los Angeles. Entre as pinturas já arrematadas pelo bilionário chinês estão trabalhos de Cézanne, Monet, Picasso e Renoir.