Cotidiano

Agências do Trabalhador ofertam mais de 3 mil vagas de empregos nesta semana

Do total, 1.156 vagas estão disponíveis nas agências de Curitiba e RMC. Já no Interior, as unidades que ofertam mais oportunidades são as de Cascavel, Cianorte, Umuarama, Assis Chateaubriand e Marechal Cândido Rondon

Agências do Trabalhador ofertam mais de 3 mil vagas de empregos nesta semana

As 216 Agências do Trabalhador, vinculadas à Secretaria Estadual da Justiça, Família e Trabalho, disponibilizam nesta semana mais 3.051 oportunidades de empregos com carteira assinada nas empresas do Paraná. Do total, 1.156  vagas estão disponíveis nas agências de Curitiba e Região Metropolitana.

Já no Interior, as Agências que ofertam mais vagas na semana são dos municípios de Cascavel (603), Cianorte (230), Umuarama (187), Assis Chateaubriand (162) e Marechal Cândido Rondon (152 vagas).

SETORES – A maioria das vagas ofertadas nas unidades do Paraná é para os setores da indústria, serviços e comércio. As principais oportunidades são para auxiliar de linha de produção (1.892 vagas), operador de telemarketing ativo e receptivo (298), alimentador de linha de produção (152) e auxiliar de limpeza (114).

PROATIVA – A Secretaria da Justiça, Família e Trabalho estimula a busca ativa de oportunidades de empregos junto aos empresários e empresas do Paraná, incrementando a intermediação de mão de obra e captação de vagas nas 216 Agências do Trabalhador do Estado. “Esses números positivos que o Paraná tem na área de empregabilidade é um reflexo direto do esforço do Governo de Ratinho Junior para atrair novas empresas para o Paraná e da nossa gestão proativa de captação de novas vagas de emprego junto aos empresários. É um trabalho conjunto de planejamento e organização”, afirma o secretário Ney Leprevost.

No ano passado, balanço da Secretaria de Políticas Públicas de Emprego do Ministério da Economia posicionou o Estado na liderança isolada do ranking nacional de colocação de profissionais pelas Agências do Trabalhador. Foram 74.615 trabalhadores encaminhados para vagas de emprego com carteira assinada. O resultado colocou o Paraná distante do segundo lugar, o Ceará, que fechou o ano com 30.020 colocações. Na região Sul, o Paraná ficou 500% acima do segundo lugar, que foi o Rio Grande do Sul, com 14.855, e 1.260% à frente de Santa Catarina, com 5.922 vagas ocupadas.

ATENDIMENTOS  – Por conta da pandemia, os atendimentos presenciais nas Agências do Trabalhador estão suspensos. Os interessados em alguma vaga devem buscar orientação pelo site www.justica.pr.gov.br/trabalho, pelo aplicativo Sine Fácil (disponível gratuitamente para celulares Androide e iOS) ou pelo site www.empregabrasil.mte.gov.br

Em Curitiba, o atendimento também está sendo feito pelo chat http://sac.trabalho.pr.gov.br ou pelos fones (41)3883.2214, 3883.2252 e 3883.2256 de segunda a sexta-feira das 9h às 17h

Empresários e trabalhadores de todo o Paraná que ofertam vagas e que estiverem com dificuldade de finalizar o atendimento nas ferramentas digitais, tais como Portal Emprega Brasil e aplicativos da Carteira de Trabalho Digital, Sine Fácil e Paraná Serviços, podem receber o suporte técnico por meio do Chat do Trabalhador, no site da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho.

Para acessar o chat, basta entrar no link: www.justica.pr.gov.br/trabalho. Em Curitiba, a oferta de vagas também pode ser feita através dos telefones (41) 3883.2220, 3883.2228, 3883.2239 e 3883.2236.