AUTOMÓVEIS

Na Europa: NovoE-5008 será lançado no segundo semestre

Beneficiando-se da plataforma STLA Medium e de uma bateria "made in France", o E-5008 atende às necessidades dos clientes

Peugeot
Beneficiando-se da plataforma STLA Medium e de uma bateria "made in France", o E-5008 atende às necessidades dos clientes

O novo Peugeot E-5008 estabelece uma nova referência como o único SUV 100% elétrico que oferece um espaço interno excepcional para até 7 passageiros e uma autonomia elétrica de até 660 km. Beneficiando-se da plataforma STLA Medium e de uma bateria “made in France”, o E-5008 atende às necessidades dos clientes que procuram um SUV grande com um design assertivo, um interior acolhedor e um desempenho elétrico eficiente.

O veículo reúne três conceitos que já fazem parte do DNA da Marca do Leão.

 O Allure, um design que combina o dinamismo de um verdadeiro SUV com o refinamento de um modelo do segmento superior. Emotion tem um I-Cockpit panorâmico espetacular e um interior acolhedor de alta tecnologia. Já o Excellence é um SUV exclusivo, produzido na França, com 7 lugares e uma autonomia elétrica de até 660 km.

O novo Peugeot E-5008 demonstra a flexibilidade da plataforma Stellantis STLA Medium, sendo a primeira utilização em uma configuração alongada. A distância entre eixos de 2,90 m é particularmente generosa, beneficiando o espaço para os passageiros, dentro de um comprimento total de 4,79 m.

A inovadora plataforma STLA Medium foi projetada para oferecer o melhor desempenho da categoria nos critérios que mais interessam aos clientes: autonomia (até 660 km), tempo de recarga (20% a 80% em 30 minutos), prazer de dirigir, desempenho, eficiência e serviços conectados.

O novo Peugeot E-5008 será produzido exclusivamente na fábrica de Sochaux e equipado com baterias ACC fabricadas na Gigafactory, em Douvrin, na França.

Versões e detalhes. O Peugeot E-5008 estará à venda no segundo semestre de 2024, na Europa. Sua gama será baseada em dois níveis de acabamento, Allure e GT, com três pacotes de opções para uma escolha simples e três trens de força elétricos (210 cv, 230 cv de longo alcance e 320 cv Dual Motor com tração nas 4 rodas), bem como dois trens de força eletrificados: híbrido de 48V (136 cv) e híbrido Plug-In (195 cv).

Cores

O E-5008 estará disponível em uma gama de 6 cores: Azul Obsession, Azul Ingaro, Branco Okenite, Preto Pearl, Cinza Artense e Cinza Titanium. Na versão GT, um acabamento de pintura em dois tons com um teto preto brilhante é oferecido como padrão.

Agilidade

O novo E-5008 é particularmente fácil de dirigir. Ágil e eficiente nas estradas, graças às configurações dinâmicas do chassi, ele se sente igualmente à vontade na cidade. Para facilitar as manobras, o E-5008 é equipado de série com uma câmera traseira que oferece ao motorista dois ângulos: visão traseira ou visão panorâmica. Essa câmera é equipada com um bocal de limpeza para manter uma imagem perfeita em todas as condições.

Como opção, o novo E-5008 pode ser equipado com o sistema Peugeot VisioPark 360° que, graças a 4 câmeras posicionadas o mais próximo possível das rodas dianteiras e traseiras e a 12 sensores espalhados pelo carro, oferece uma visão de 360° do ambiente. Mais de 40 sistemas de assistência à condução e equipamentos de segurança e um passo mais próximo da condução semi-autônoma

Porta-malas generoso

O novo E-5008 oferece um volume de porta-malas de 748l na configuração de 5 lugares, 259l na configuração de 7 lugares e até 1.815l na configuração de 2 lugares.

O piso do porta-malas atrás da terceira fileira pode ser aberto e guardado verticalmente atrás dos assentos, proporcionando espaço adicional para malas e bagagem de mão.

Um amplo espaço de armazenamento adicional está localizado sob os assentos da fileira 3. Com capacidade de cerca de 80 litros, esse espaço pode ser usado para armazenar vários itens fora da vista, como seu equipamento esportivo favorito. Uma gaveta especial está disponível como acessório para otimizar o uso desse espaço.

Cabine

Para garantir uma atmosfera interior saudável, o novo Peugeot E-5008 é equipado com o AQS (Air Quality System), que monitora constantemente a qualidade do ar que entra na cabine e, se necessário, ativa automaticamente a reciclagem do ar. No nível GT, isso é complementado pelo sistema opcional de tratamento de ar Clean Cabin, que filtra gases e partículas poluentes. A qualidade do ar é exibida no lado direito da tela panorâmica.

Os novos assentos dianteiros – combinando TEP e tecido no Allure, e TEP e Alcantara no GT – oferecem conforto excepcional. Os bancos apresentam um contorno convidativo e espuma de alta densidade. Os assentos com o prestigioso selo AGR (Aktion Gesunder Rücken), concedido por uma associação alemã de médicos e terapeutas que promove pesquisas sobre a prevenção de dores nas costas, estão disponíveis como opção na linha. Na versão GT, eles também são ventilados e massageadores, e o aquecimento é estendido aos bancos traseiros.

Na fileira 3,os dois passageiros têm um porta-copos, luz de leitura e apoio de braço. Uma tomada de 12V também está disponível.

Fotos: Divulgação

Drive Assist Plus 2.0

Com o sistema Drive Assist Plus 2.0, o Peugeot E-5008 auxilia o motorista usando todos os sensores do carro (câmeras, radar, etc.) e informações do sistema de navegação conectado.

Esses sistemas de assistência são projetados para aliviar a carga de trabalho do motorista em estradas com várias faixas, como autoestradas ou vias expressas:

* Controle de velocidade de cruzeiro adaptativo com função Stop & Go e assistência de manutenção de faixa: gerencia a direção e a velocidade do novo E-5008 para mantê-lo em uma faixa e em uma velocidade predefinida pelo motorista.

* Mudança de faixa semiautomática: ajuda o motorista a mudar de faixa com segurança. Basta ativar o indicador e pressionar o botão “ok” no volante e o sistema conduzirá o veículo para a nova faixa. * Recomendação de velocidade antecipada: detecta qualquer alteração no limite de velocidade por meio da leitura de sinais de trânsito e da coleta de informações do sistema de navegação conectado e sugere que o motorista ajuste a configuração do Adaptive Cruise Control. Se for detectada chuva, o sistema sugere imediatamente a redução da velocidade de acordo com os limites de velocidade, por exemplo, de 130 para 110 km/h na autoestrada.