CAFELÂNDIA

Copacol Agro 2025: Sustentabilidade para o desenvolvimento da propriedade rural

Conheça o Copacol e suas inovações em agricultura e pecuária. Descubra o impacto positivo na vida dos cooperados - Foto: Comunicação/Copacol
Conheça o Copacol e suas inovações em agricultura e pecuária. Descubra o impacto positivo na vida dos cooperados - Foto: Comunicação/Copacol

Cafelândia e Paraná - Com a apresentação de tecnologias para o avanço da agricultura, avicultura, suinocultura, piscicultura e bovinocultura de leite por meio dos 95 expositores, o Copacol Agro 2025 tem hoje (15) o último dia do evento que iniciou na terça-feira (13), com convidados especiais para contato direto com os produtores rurais. A feira é referência para o desenvolvimento de propriedades rurais que fazem parte do modelo de integração da Copacol, quarta maior cooperativa paranaense, com 9,6 mil cooperados e 16 mil colaboradores, que alcançou faturamento de R$ 10,6 bilhões ano passado.

“Crescemos continuamente e nossos cooperados têm participação direta neste resultado. É com a evolução das atividades que progredimos e geramos desenvolvimento das propriedades e das cidades onde estamos presentes. Por isso, realizamos mais uma edição do Copacol Agro onde oferecemos tecnologias eficazes para dar o suporte necessário para os nossos produtores”, afirma o diretor-presidente da Copacol, Valter Pitol, reforçando o contive para todos os cooperados e a população em geral participar do evento.

“O agronegócio está em uma fase onde a competência é primordial para superar desafios e esse evento oportuniza o conhecimento para que possamos estar atualizados e prosperar em nossos negócios”, completa.

Nesta edição marcam presença Marcelo Osório, diretor da ABPA, experiência de 25 anos no agro, com passagens pelo Ministério da Agricultura e Conab (Companhia Nacional de Abastecimento); Paulo Herrmann, CEO da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul, atuação há 40 anos no agronegócio, 20 deles na John Deere do Brasil; e Kellen Severo, jornalista do agro, comentarista da Jovem Pan formada em Direito e pós-graduada em Economia.

Proteína animal

Convidado especial do Copacol Agro, o diretor institucional da ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal), Marcelo Osório, falou sobre a proteína animal no Brasil e no mundo. “Temos muitas oportunidades para crescermos ainda mais em produção e também em consumo. Produzimos com muita eficiência e temos um status sanitário excelente, o que nos torna extremamente competitivos em todo o mundo. O consumo de proteína animal no Brasil, como o frango, o peixe e o suíno, ainda tem muitas possibilidades para estar cada vez mais presente no prato do brasileiro. Vamos seguir produzindo, estamos no caminho certo”.

Além da palestra principal, os cooperados têm também a oportunidade de aprimorar os conhecimentos em cada uma das áreas de atuação, como a 13ª Tecno Tilápia, que trouxe como tema “Oxigênio dissolvido e aeração em piscicultura: uma abordagem integrada para melhorar a eficiência produtiva”, com o engenheiro de Pesca, doutor em Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca, e docente do Instituto Federal do Paraná, André Gentilin.

Valter Pitol, presidente da Copacol – Foto: Comunicação/Copacol

Programação

Os portões do CPA são abertos às 7h e nesta quinta-feira (15), o evento recebe Kellen Severo, jornalista especialista em agro, que participa de um bate-papo sobre “Economia e agronegócio: o que vem por aí?”. As atrações dos estandes poderão ser conferidas a partir das 9h30. E às 14h30, bovinocultores de leite participam de um encontro que apresenta manejos pré e pós-parto, com o médico veterinário, Rodrigo Almeida, mestre em Melhoramento Animal e doutor em Nutrição de Ruminantes.

Estandes

São 95 empresas expositoras nesta edição do Copacol Agro: cooperativas de crédito, multinacionais parceiras, exposição de implementos agrícolas, veículos utilitários, equipamentos para avicultura, piscicultura, suinocultura e bovinocultura de leite. A Copacol terá um estande central, com produtos e condições especiais, das Lojas Agro e Copacol Supermercados, além de um espaço VIP para recepcionar os cooperados e apresentar as ações de sustentabilidade ambiental desempenhadas pela Cooperativa.

Família cooperada

O Copacol Agro 2025 traz muitas novidades e informação para toda família cooperada que caminha pelo no CPA. Nos três dias, a feira conta com palestras técnicas para cada uma das atividades que é desenvolvida pela Cooperativa: agricultura, avicultura, suinocultura, piscicultura e bovinocultura de leite, além de 95 empresas parceiras e exposição de variedades híbridas de milho.

“O papel da Cooperativa é dar segurança, sustentação e auxiliar no crescimento das atividades do nosso cooperado. Há 61 anos a Copacol busca realizar um trabalho para atender as necessidades do produtor para que ele tenha condições econômicas para continuar produzindo. E o Copacol Agro vem justamente ao encontro disso: aqui trocamos informações e temos a oportunidade de ter mais conhecimento e atualização para seguirmos fazendo o nosso trabalho de forma eficiente e competitiva. Porque aqui é a origem da transformação que gera prosperidade”, afirma o diretor-presidente, Valter Pitol.

Foto: Comunicação/Copacol