RIO – A academia onde é ambientada a atual ?Malhação? vai sair de cena na próxima temporada da novela, em maio. Depois de 22 anos no ar, a trama adolescente deixará o Rio e se mudará para São Paulo pela primeira vez. No lugar do casal principal ou de um triângulo amoroso, as protagonistas de ?Malhação?, que agora ganha o subtítulo ?Viva a diferença?, serão cinco garotas que estudam em duas escolas, uma pública e outra particular. Elas moram em lugares distintos da cidade, mas acabam se tornando amigas no primeiro capítulo. Links Malhação
Em sua estreia como autor de novelas, Cao Hamburger, o criador do infantil ?Castelo Rá-Tim-Bum? (1994) e diretor de filmes como ?O ano em que meus pais saíram de férias? (2006) e ?Xingu? (2012), diz não querer reinventar a roda.
? Eu não pensava em fazer novela, mas, ao conversar com a Globo sobre como poderia colaborar em um novo projeto, acabei sendo convencido de que daria conta ? diz o autor, que vem trabalhando com o auxílio de cinco roteiristas colaboradores.
Com 50 capítulos já escritos ? a temporada completa deverá ter cerca de 200 episódios ?, Hamburger diz que irá respeitar o formato conhecido de ?Malhação?.
? As histórias vão girar em torno do universo adolescente. Os romances existirão. Sigo o modelo do folhetim, não o de seriado ? explica.
A temporada é dirigida por Paulo Silvestrini e apresenta as adolescentes Keyla (Gabriela Medvedovski), Lica (Manoela Aliperti), Ellen (Heslaine Vieira), Tina (Ana Hikari) e Benê (Daphne Bozaski).
? O protagonismo diluído entre as cinco personagens reforça o conceito da diversidade. Todas elas são diferentes e têm várias características ? conta Silvestrini.
PARTO DENTRO DO METRÔ
Entre as personagens principais há desde a patricinha alternativa, ou a descendente de japoneses fã de rap e funk, até a menina da periferia que é o crânio da escola onde estuda.
? Na maioria dos meus trabalhos, os homens sempre foram protagonistas. Ultimamente tenho tido interesse em tentar ver o mundo através do olhar feminino. Sem estereótipos, tentar enxergar como elas vivem os mesmos dramas que nós homens vivemos, além dos dramas mais específicos delas ? diz Hamburger.
Relembre os protagonistas das 20 temporadas de ‘Malhação’
Outra curiosidade que o autor quer explorar é como as pessoas se tornam amigas, especialmente na fase da adolescência. As protagonistas vão se conhecer durante uma pane no metrô, em um dia de muita chuva. Uma delas, Keyla, entra em trabalho de parto, e o bebê nasce com a ajuda das outras, já no primeiro capítulo.
? São meninas que nunca iriam ficar amigas se não tivessem se encontrado naquele dia. Vamos mostrar os conflitos que as diferenças culturais e sociais podem promover.
O diretor completa que, após viverem um momento dramático juntas, as cinco garotas não irão mais se desgrudar. Para Hamburger, é justamente no período da adolescência que as amizades se tornam mais importantes do que a própria família, em vários casos:
? É a época em que deixamos de ser crianças protegidas pelos pais e irmãos e formamos amizades fortes, verdadeiras ?segundas famílias?.
Em tempos em que o ?empoderamento feminino? está na ordem do dia, Hamburger diz que o feminismo será tratado de forma natural na trama:
? Elas não precisam levantar bandeiras. São adolescentes que se bastam, são todas donas dos próprios narizes. A história está contaminada por esse conceito.
Os personagens, até os masculinos, são jovens que correm atrás de um sonho ou estão em busca de um:
? Eles podem não saber o que querem, mas sabem bem o que não querem. Um dos panos de fundo da temporada é a educação formal e a não formal.
De volta a ?Malhação? depois de dirigir uma das primeiras temporadas da novela, em 1997, Paulo Silvestrini também já esteve à frente de ?Sandy e Junior?, outro seriado adolescente de sucesso, exibido pela Globo entre 1999 e 2003.
? Tenho um interesse enorme pelo universo jovem. É quando você faz tudo da vida adulta pela primeira vez ? observa o diretor, pai de dois adolescentes.
Silvestrini conta que a nova temporada de ?Malhação? vai contemplar diferentes tribos. A novela terá entre seus novos personagens um motoboy que quer ser MC, um garoto que se torna youtuber, jovens hackers e praticantes do passinho do romano (a versão paulistana do passinho carioca).
Captar a atenção de parte do público adolescente que está na internet também é um dos objetivos do autor. A nova temporada da atração terá conteúdos específicos para a web.
? Os adolescentes são críticos, e nossos personagens também são. Vamos encontrar o público jovem onde ele estiver ? avisa Cao Hamburger.