Cascavel e Paraná - A AIF (Agência de Inteligência e Fomento de Cascavel) passa por uma nova fase. Com o anúncio feito no último dia 18 de julho pela Prefeitura de Cascavel, a gestão da AIF terá à frente Sandro Camilo Rocha Rancy, ex-secretário de Serviços e Obras Públicas e ex-presidente do IPC (Instituto de Planejamento de Cascavel). Rancy assume o posto com a missão de captar recursos e impulsionar obras estruturantes na cidade.
A troca no comando da Agência ocorre em meio a um cenário de articulação política. O antigo presidente da AIF, Éverton Porfírio foi transferido para a função de diretor de Desenvolvimento Econômico da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.
Interferência direta
Ocorre que, a nomeação do presidente da AIF é regida pela Lei nº 7.588/2023, que em seu Artigo 8º determina que o chefe do Poder Executivo deve nomear o presidente a partir de uma lista tríplice elaborada pelo Codesc (Conselho de Desenvolvimento Econômico Sustentável de Cascavel), ou entidade que o suceda, com nomes de notório saber e experiência na área.
Contudo, segundo apurado pela reportagem, a escolha de Sandro Rancy foi uma iniciativa direta do prefeito Renato Silva (PL), que solicitou ao Codesc a inclusão de seu nome na lista. A entidade avaliou o currículo de Rancy e aceitou a indicação, ainda que tenha relatado que o processo de elaboração da lista tríplice não vinha sendo conduzido de forma ideal. A lista, aprovada em reunião do Conselho, foi composta por três nomes: Sandro Rancy, Éverton Porfírio e o próprio presidente do Codesc, Ricardo Lora.
Codesc renúncia
Junto ao envio da lista para a escolha do novo presidente ao prefeito, o Codesc também encaminhou uma carta de renúncia ao papel de formular futuras listas de indicação para a presidência da AIF, abrindo mão oficialmente dessa atribuição. De acordo com a entidade, a decisão foi consensual e alinhada com o Executivo municipal.
A reportagem apurou ainda que a AIF deverá passar por um processo de reestruturação, o que pode incluir alterações em seus objetivos estratégicos e modelo de atuação administrativa.
A Prefeitura de Cascavel foi procurada para comentar as mudanças e os encaminhamentos envolvendo a escolha do novo presidente da AIF, mas até o momento não respondeu aos questionamentos.