Política no Show Rural
O Show Rural de 2025 recebe nesta quarta-feira (12) a visita de diversas lideranças políticas. Além das inovações agrícolas, o evento contará com a presença do governador Ratinho Junior e de possíveis candidatos ao governo do Paraná em 2026.
Expectativas
O governador Ratinho Junior, que já está em Cascavel desde ontem (11), participa do evento e deve falar com a imprensa. A expectativa gira em torno da possível nomeação do ex-prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos, para uma secretaria estadual e também pela eventual candidatura do próprio governador à Presidência da República.
Homenagens
Durante a Assembleia Itinerante, hoje, no Show Rural, entidades e projetos locais serão homenageados com diplomas de menção honrosa. O deputado Marcio Pacheco (PP) indicou para a homenagem o Hospital Universitário do Oeste do Paraná, o Projeto Talentos de Jesus, o Clube de Tiro Guairacá e a Comunidade Católica Tabor.
Moro no Iguaçu?
O senador Sergio Moro (União Brasil) confirmou que será candidato ao governo do Paraná em 2026. Ele destacou que seu nome aparece com força nas pesquisas e acredita que sua candidatura dificulta uma vitória do PT no estado.
Visita do Gaeco
O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado cumpriu ontem (11), 23 mandados de busca e apreensão na Assembleia Legislativa do Paraná e outros endereços. A operação investiga possíveis crimes de concussão e peculato no gabinete do deputado estadual Samuel Dantas (Solidariedade). As investigações seguem sob sigilo.
Cigarro eletrônico
O deputado estadual delegado Tito Barichello (União) apresentou um projeto de lei na Assembleia Legislativa do Paraná que prevê a aplicação de multas administrativas de até R$ 15 mil a usuários e estabelecimentos que permitirem o uso de dispositivos eletrônicos para fumar em ambientes de uso coletivo no estado. Vale lembrar que desde 2009, a Anvisa proíbe a comercialização, importação e propaganda de todos os tipos de dispositivos eletrônicos para fumar no Brasil.
Desaprovação de Lula
Uma pesquisa AtlasIntel/Bloomberg, divulgada ontem (11), indica que a desaprovação do presidente Lula (PT) atingiu 51,4% em janeiro. O índice subiu 1,6 ponto percentual em relação a dezembro. Já a aprovação do governo ficou em 45,9%, enquanto 2,7% não souberam responder.
Avaliação negativa
A administração federal também registra mais avaliações negativas do que positivas. Para 46,5% dos entrevistados, o governo Lula é considerado ruim ou péssimo, enquanto 37,8% o avaliam como ótimo ou bom. Outros 15,6% classificam a administração como regular.
Preocupações
A sondagem aponta que a maior preocupação dos brasileiros é a criminalidade e o tráfico de drogas, citados por 57,8% dos entrevistados. Em seguida, aparecem a corrupção (49,4%) e a economia/inflação (29,1%). A área de segurança pública também registra a pior avaliação do governo. Cerca de 50% consideram a atuação de Lula ruim ou péssima.
Prioridades do Governo
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil), reafirmou que o Congresso ajudará o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a aprovar os projetos considerados mais relevantes, inclusive os da pauta econômica. A declaração foi feita após reunião de Alcolumbre com Haddad. Durante o encontro, Haddad entregou ao presidente do Senado a lista de 25 projetos prioritários para o governo em 2025.