CASCAVEL

Carlos Gomes: Semana inicia com uma nova interdição para construir as “baias”

Acompanhe as últimas notícias sobre a obra da Avenida Carlos Gomes. Saiba mais sobre as interdições e os avanços da construção - Foto: Divulgação
Acompanhe as últimas notícias sobre a obra da Avenida Carlos Gomes. Saiba mais sobre as interdições e os avanços da construção - Foto: Divulgação

Cascavel - Com o tempo aberto e sem chuvas, a semana começou com uma nova interdição da Avenida Carlos Gomes para dar sequência à construção das faixas de concreto em frente aos abrigos de ônibus – que é a última fase das obras, que prossegue até abril deste ano. A obra da nova avenida iniciou em setembro de 2023 e em dezembro do ano passado terminou a pavimentação principal, faltando estes trechos.

De acordo com a Sesop (Secretaria Municipal de Serviços e Obras Públicas) os serviços nesta semana estão concentrados em dois pontos de ônibus na avenida, ambos no mesmo trecho, um no sentido centro-bairro, que foi aberto nesta segunda feira (3), e outro no sentido bairro-centro, que será aberto nesta terça-feira (4) e por isso, os dois trechos estão interditados.

O bloqueio está concentrado entre a Rua Hyeda Baggio Mayer e a Cassiano Jorge Fernandes, sendo que, durante o dia, apenas uma via ficará liberada para tráfego. Depois disso, duas pistas são liberadas e uma é interditada, o que deve permanecer assim pelos próximos dez dias. Diante das condições climáticas e dos avanços dos trabalhos, os bloqueios poderão sofrer alterações.

Segundo a Sesop, a orientação para os condutores é buscar vias alternativas neste momento de obras. Se não for possível evitar passar pela região, a recomendação é de extrema cautela, redobrar a atenção e reduzir a velocidade ao passar por trechos com maquinários e trabalhadores na pista.

Os fechamentos vão ocorrer de acordo com o andamento dos trabalhos, por isso, os motoristas devem manter atenção ao trafegar ao longo da via pelos próximos 90 dias, prazo que a empresa tem para executar os serviços.

No trecho é feito o corte da via, colocado um emaranhado de ferro e por cima é jogado o concreto. Segundo a Sesop, foi definido colocar concreto nestes trechos devido à frenagem do ônibus, que exerce uma força muito grande sobre o pavimento e acaba deformando, como ocorreu, por exemplo, em alguns pontos da Avenida Brasil que tiveram que ser refeitos em poucos anos.

Foto: Divulgação

Até abril

A obra da Carlos Gomes – uma das maiores obras de reurbanização da cidade dos últimos anos – foi entregue no fim do ano passado, quando terminou o prazo de 15 meses do início dos serviços, contemplando desde a Travessa Cristo Rei até a rotatória da Unioeste. No entanto, o contrato foi prorrogado em 134 dias, ou seja, até abril deste ano para terminar justamente a concretagem dos pontos, colocação das calçadas, ciclovia e o ajardinamento.

A obra mudou a mobilidade urbana dos moradores que residem nos bairros próximos ou acessam a região, visto que, segundo dados municipais, cerca de 100 mil cascavelenses trafegam pela via diariamente, sendo 25 mil veículos por dia, além de 10 mil usuários de transporte coletivo em cerca de 300 viagens de ônibus. Uma das principais mudanças foi a obrigação de fazer o looping de quadra seguindo o modelo das três principais avenidas da cidade – Brasil, Tancredo Neves e Barão do Rio Branco – que tiveram mudanças consideráveis depois de serem revitalizadas. Além disso, a semaforização que ainda está sendo instalada deve contemplar a famosa onda verde. 

As obras foram licitadas pelo custo inicial de R$ 51.144.674,40, montante que será pago com recursos que foram emprestados ao Município pelo Banco Fonplata por meio do PDU (Programa de Desenvolvimento Urbano). Ela tem um total de 56 quadras, sendo que em todo o trecho a base do asfalto foi refeita, assim como toda a pavimentação, galeria de água pluvial e trocada a calçada para paver no prolongamento em que a obra passa.

Jacarezinho

Outra obra que demanda paciência é da Rua Jacarezinho, que retornou a todo vapor nesta semana, na Região Leste da cidade. Um trecho próximo ao lago foi fechado para que a empresa pudesse dar andamento nas obras que iniciaram em setembro do ano passado e que têm o mesmo prazo de seis meses para ser entregue, ou seja, fim de março.

A obra como um todo será do trecho entre a Avenida Brasil e a Rua José do Patrocínio com prazo 180 dias para a execução que fará a troca e o reforço de todo o trecho de pavimentação, alargamento da via e a troca das calçadas. A empresa vai receber o valor total de R$ 1,9 milhão para a execução dos serviços.