Paraná - Após 10 anos como parlamentar, o deputado Tiago Amaral (PSD) deixa a Assembleia Legislativa do Paraná para assumir o cargo de prefeito de Londrina, localizada na região Norte do Estado. Amaral foi eleito no segundo turno, com mais de 140 mil votos. Para o deputado, a convivência com os colegas e o aprendizado no Legislativo serão de grande valia para administrar a segunda maior cidade do Paraná a partir do dia 1° de janeiro de 2025, quando tomará posse.
“Foi uma honra servir o povo paranaense na Assembleia nesses 10 anos. Trabalhamos intensamente, conquistando recursos e obras para dezenas de municípios, especialmente Londrina, além de aprovar projetos de lei relevantes para o Paraná. Sempre acreditei que política não se faz sozinho, mas com união e propósito. Levo da Assembleia as melhores lembranças e um aprendizado valioso”, afirmou Amaral.
Desafios e Parcerias na Prefeitura de Londrina
O parlamentar também comentou a relação entre a Assembleia Legislativa e a Prefeitura de Londrina, além de abordar os desafios dos próximos quatro anos. “Agora, com a confiança do povo de Londrina, inicio esse novo desafio. As portas da nossa Prefeitura estarão abertas aos amigos parlamentares, a quem também peço apoio para que, juntos, possamos continuar fazendo o melhor por Londrina e todo o Paraná”, disse Amaral.
Reeleito deputado estadual em 2022, Tiago Amaral está no terceiro mandato. Atualmente, ele ocupa a presidência da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), a principal comissão da Assembleia Legislativa. Formado em Direito, Amaral atuou como advogado com foco em Gestão Pública e Direito Público. Além disso, exerceu a função de Controlador-Geral do Paranacidade, instituição responsável por estimular o desenvolvimento dos municípios. Amaral assumiu como deputado estadual em janeiro de 2015.
Mudanças na Assembleia Legislativa
A eleição de Tiago Amaral para a Prefeitura de Londrina provoca mudanças na Assembleia Legislativa do Paraná. O segundo suplente, o ex-deputado Wilmar Reichembach (PSD), deverá assumir o cargo a partir de 2025. Isso ocorre porque o primeiro suplente, deputado Pedro Paulo Bazana (PSD), já ocupa uma vaga no Parlamento, substituindo Márcio Nunes (PSD), atual secretário de Estado do Turismo. Com a ida de Amaral para a Prefeitura, Bazana assume definitivamente o mandato, deixando a suplência para Reichembach.
Nova Liderança na CCJ
Quem assumirá o comando da Comissão de Constituição e Justiça a partir de 2025 é o atual presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSD). Ele foi eleito presidente da CCJ durante reunião em 10 de dezembro, recebendo a maioria absoluta dos votos dos membros do novo colegiado, composto por 13 parlamentares. Traiano exercerá o cargo apenas a partir de fevereiro de 2025. Até o final de janeiro, ele continua na presidência da Assembleia, concluindo seu quinto mandato. O deputado Alexandre Curi (PSD), atual primeiro secretário, será o sucessor de Traiano no biênio 2025-2027.
Prefeitos Eleitos e Posse
Os novos deputados só deverão assumir seus cargos no início de janeiro de 2025, junto com a posse dos novos prefeitos eleitos.
Ademais, além de Tiago Amaral, os deputados Marcelo Micheletto (PL) e Douglas Fabrício (CDN) foram eleitos prefeitos de Assis Chateaubriand e Campo Mourão, respectivamente.
Portanto, com essas mudanças, o cenário político do Paraná se transforma, refletindo um novo ciclo de liderança e desenvolvimento para os próximos anos.
Fonte: Alep