Neste sábado (13) uma verdadeira força-tarefa da saúde estará ocorrendo em todo território nacional no “Dia D” de vacinação contra a gripe para os grupos prioritários. Em Cascavel, a aplicação das doses estará disponível nas 38 unidades básicas da área urbana, das 8h às 17h, inclusive nas unidades que têm atendimento exclusivo para dengue, Tio Zaca, Ipanema e Nova Cidade, exceto nas unidades da área rural.
De acordo com a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), são cerca de 131 mil pessoas se enquadram no grupo prioritário em Cascavel, entre eles, 47 mil idosos, 25 mil crianças e 18,4 mil pessoas com comorbidades. No entanto, a vacinação está baixa visto que apenas 12 mil doses foram aplicadas desde o início da campanha no dia 25 de março, o que representa uma cobertura de apenas 12,87%, enquanto preconizado é imunizar 90% desse público.
Ainda segundo a Sesau, os estoques do Município estão abastecidos e é importante o quanto antes de imunizar e ficar prevenido contra as doenças, sendo que no Paraná devem receber a vacina 4.574.841 pessoas. Além da vacina contra a Influenza, neste dia o público geral também poderá atualizar a carteirinha de vacinação com outras doses, como sarampo, pentavelente, covid, febre amarela e todas as outras do calendário de vacinação.
Grupos prioritários
Crianças de seis meses a menores de seis anos; trabalhadores da saúde; gestantes; puérperas; professores dos ensinos básico e superior; povos indígenas; pessoas com mais de 60 anos. Também compõem grupos prioritários pessoas em situação de rua; profissionais das forças de segurança e de salvamento; profissionais das forças armadas; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.
Também estão no grupo pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso); trabalhadores portuários. Fazem parte, ainda, funcionários do sistema de privação de liberdade; população privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas, entre 12 e 21 anos.
A importância da vacinação
Com a entrada do outono, a Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) orienta a população sobre cuidados e práticas saudáveis no período em que o clima fica mais frio e seco, reforçando a importância de se proteger das doenças sazonais típicas. Além das práticas saudáveis, a vacinação anual contra a gripe, já iniciada, é outro fator de combate. Para reforçar estas medidas, a Vigilância Epidemiológica compilou respostas às dúvidas sobre vacina e sintomas da gripe para desmistificar informações falsas em relação à doença. Também reuniu informações sobre as vacinações simultâneas contra Covid-19, gripe e dengue, fato inédito no País.
A gripe é causada apenas pelo grupo de vírus Influenza, enquanto o resfriado comum pode ser causado por vírus diferentes, incluindo rinovírus e coronavírus sazonais (diferentes do vírus que causa a Covid-19). A gripe e o resfriado comum são doenças respiratórias contagiosas.
Em geral, na gripe os sintomas costumam ser mais intensos, com febre alta, dor no corpo, calafrios, cansaço e dor de cabeça e o início costuma ser mais repentino. A gripe pode ter complicações associadas como pneumonia, infecções bacterianas ou hospitalizações.
A vacina contra a Influenza protege contra a doença durante o período de maior circulação dos vírus (entre abril e junho), reduzindo os casos de agravamento da doença, as internações e os óbitos. Também diminui a disseminação do vírus na comunidade.