Curitiba – O Research Summit em Desenvolvimento Sustentável reúne, até sexta-feira (12), na Fiep (Federação das Indústrias do Estado do Paraná), cerca de 50 pesquisadores e profissionais do Paraná e de Québec (Canadá) para discutir soluções inovadoras visando a sustentabilidade nesses setores. O principal objetivo do encontro, organizado pela Fundação Araucária e o Escritório de Québec, em São Paulo, é fomentar o diálogo e a colaboração interdisciplinar para os desafios enfrentados na indústria.
A Fundação Araucária e o Fundo de Pesquisa do Québec-Natureza e Tecnologias trabalham há alguns anos em parceria para estreitar relações internacionais. Nesta quinta-feira e na sexta-feira os pesquisadores vão discutir e identificar experiências com interesses para possíveis colaborações. “A parceria com o Québec está muito focada na bioeconomia. O Québec já tem uma presença no Brasil e no Paraná há algumas décadas e nós queremos fortalecer ainda mais a relação”, destacou o presidente da Fundação Araucária, Ramiro Wahrhaftig.
A cônsul-geral do Canadá em São Paulo, Caroline Charette, enfatizou a importância do evento para avançar em melhorias para os dois países. “Temos muito interesse em fortalecer nossas relações porque estas áreas são prioritárias para o Canadá e Québec”, afirmou.
A comitiva canadense conheceu um pouco do Sistema de Ciência e Tecnologia do Paraná e as principais ações desenvolvidas pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e Fundação Araucária. Entre elas estão os programas de bolsas, a rede de parques tecnológicos e as agências de inovação das sete universidades estaduais. Também tiveram início as sessões de trabalho em grupos divididos por temas.
Professor da UFPR (Universidade Federal do Paraná) e articulador do Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação Emergência Climática, Francisco de Assis Mendonça enfatizou que o desenvolvimento da ciência vai impulsionar a economia de ambas as regiões. “É uma parceria internacional de muita qualidade. São países que têm semelhanças muito interessantes quando se olha, por exemplo, para a extensão de florestas e o setor agroindustrial”, observou.
“Este é um momento importante de estreitarmos as relações entre os centros de pesquisas para o desenvolvimento do Paraná e de Québec. Este tipo de evento para o Governo de Québec é primordial porque é a melhor maneira de fomentarmos estas conexões e melhorar nossas pesquisas para a aplicação de tecnologias”, afirmou o diretor do Escritório de Québec em São Paulo, Jason Naud.
Em 2023 o governador Ratinho Junior liderou uma missão internacional ao Canadá e se reuniu com representantes do governo da província de Quebec para buscar novas parcerias nas áreas de tecnologia, sustentabilidade e energia renovável.
Foto: Fundação Araucária