Secretários de Paranhos deixam cargos de olho nas cadeiras da Câmara

As exonerações foram publicadas no Diário Oficial do Município

Secretários de Paranhos deixam cargos de olho nas cadeiras da Câmara

Cascavel – O time de secretários do prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos, já começou a se preparar para as disputas eleitorais de 2024. Aqueles secretários que almejam, eventualmente, disputar uma vaga na Câmara em 2024 precisavam se descompatibilizar das funções até sexta (5), ou seja, seis meses antes das eleições, que neste ano será realizada no dia 6 de outubro. As exonerações foram publicadas no Diário Oficial do Município.

Com parte do primeiro escalão ficando apta para a disputada das cadeiras do Legislativo, as costuras políticas ganham novos contornos na amarração de apoios para aquele que deve ser o candidato oficial do Paço Municipal: o vice-prefeito Renato Silva que está filiado ao PL do prefeito Paranhos. Foram sete os secretários que deixaram as pastas até o momento, no entanto, oito secretarias ficarão sem titular até que Paranhos fazer novas nomeações. Outros devem deixar os cargos em outra oportunidade, já que planejam disputar um cargo diferente ou são servidores concursados.

O secretário de Finanças de Cascavel, Gelson Luiz Uecker, que se filiou ao Republicanos, deixou a pasta. Gelson é tido como um “coringa” no Republicanos e poderá ser indicado como vice-prefeito na eventual candidatura de Renato Silva, do PL. Vale lembrar que Odina Silva, esposa de Renato, assinou sua ficha de filiação no Republicanos, assumindo também o comando da legenda em Cascavel. O Procurador Geral do Município de Cascavel, Edson Zorek irá acumular o cargo de procurador e secretário de Finanças até que Paranhos indique um substituto. Zorek já comandou a paste neste segundo mandato de Paranhos.

Quem também deixou o time de Paranhos de olho nas eleições foi o secretário de Esporte e Lazer, Carlos Luiz de Oliveira, o Carlinhos de Oliveira, ex-vereador que não conseguiu a reeleição em 2020. Até sexta-feira, Paranhos também não tinha indicado substituto para a secretaria.

A secretaria de Desenvolvimento Econômico também ficou desfalcada. A titular Hivonete Solano Lima de Carvalho Piccoli deixou a pasta e também poderá figurar como candidata à vereadora de Cascavel nas eleições de 2024. Ela chegou a ser cogitada para vice de Paranhos na disputa da reeleição em 2020. Paranhos também não indicou substituto para essa secretaria.

A Cohavel (Companhia Municipal de Habitação de Cascavel) também sofreu uma baixa. O presidente da companhia, Vinicius de Lima Boza, solicitou a descompatibilização do cargo para que pudesse concorrer nas eleições. Nas secretarias de Meio Ambiente e Cidadania da Proteção à Mulher e Políticas sobre Drogas, os titulares Nei Haveroth e Misael Pereira Junior, respectivamente,  deixaram a titularidade das pastas para assumirem cadeira na Câmara de Cascavel. Enquanto Nei que é titular da vaga e volta para cumprir seu mandato, Misael substitui temporariamente o presidente da Casa, vereador Alécio Espínola, que se afastou para tratar de assuntos particulares. Paranhos também não indicou os novos nomes para estas secretarias.

Ação Social e Cultura

Na Secretaria Municipal de Assistência Social, o titular da pasta, Hudson Marcio Moreschi, não pediu exoneração, no entanto, como ele é servidor concursado, foi novamente designado para ocupar o cargo do concurso e, assim, poderá se descompatibilizar mais próximo ao pleito. Hudson também deverá concorrer nas eleições. Até o momento, não foi indicado quem deverá assumir o comando da pasta.

Outra secretaria que ficará desfalcada é a de Cultura. O titular da pasta, Walter Parcianello, deixou o cargo e também poderá concorrer no pleito de 2024.

Martendal e Stefanello

O procurador-chefe do Procon, Pedro Martendal também solicitou exoneração no cargo, no entanto, não há informação se ele irá concorrer a algum cargo nas eleições de 2024. Nos próximos meses quem também deve deixar o time de Paranhos de olho nas eleições de 2024 é o secretário da Casa Civil, Thiago Stefanello, que deverá ser candidato a prefeito de Corbélia nas eleições de 2024. Vale lembrar que o prazo de descompatibilização para quem deseja concorrer a uma cadeira no Executivo é diferente daqueles que pretender concorrer a uma cadeira no Poder Legislativo.

Como ficam as pastas?

A reportagem do jornal O Paraná questionou a Secretaria Municipal de Comunicação de Cascavel, ocupada interinamente pelo diretor Mozzart Piccoli, para saber se as pastas ficarão sem titular por muito tempo. Em resposta, a Secom informou apenas “que a manifestação vai ser pelas publicações no Diário Oficial, conforme o prefeito for definindo os substitutos”.