
O plano bienal da Light totaliza R$ 1 bilhão e abrange investimentos em transmissão, distribuição, tecnologia da informação, patrimônio e logística. Os maiores investimentos se referem ao programa de combate a perdas, para atender as metas estabelecidas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O programa abarca fiscalizações e normalizações de fraudes e irregularidades em residências e estabelecimentos comerciais diversos; instalação de novas tecnologias de medição eletrônica associadas a sistemas de telemedição; e ações de recuperação de energia.
O plano da companhia inclui ações para melhoria de atendimento ao cliente, como melhorias de infraestrutura e aumento de pontos de atendimento em agências comerciais; melhorias no sistema de atendimento virtual; e ampliação de sistema de monitoramento de agências comerciais via instalação de novas câmeras interligadas. Os recursos financiados pelo BNDES serão utilizados na compra de equipamentos nacionais, que terão impacto positivo sobre a produção de bens de capital no país.
Os investimentos em projetos sociais serão definidos em uma próxima etapa.
A Light tem prazo de concessão até junho de 2026 e atende 4,2 milhões de unidades atendidas em 31 municípios dos 92 do Estado do Rio de Janeiro. Apesar de representar um terço dos municípios do Estado, esta área concentra 68% da população e 66% do PIB estadual.