Curitiba – A Pesquisa de Hábitos de Consumo das Classes C e D da Superdigital, fintech do Santander, indica que em março, o consumo dos brasileiros caiu 4% em relação ao mês anterior. O levantamento é realizado mensalmente e busca traçar o perfil do consumidor dessas classes sociais.
No Paraná, a pesquisa apontou recuo mensal de 1%. Os gastos que mais caíram foram os com Companhias Aéreas (-14%), Telecomunicações (-13%) e Hotéis e Motéis (-5%). Na outra ponta, houve crescimento nos gastos com Combustível (21%), Automóveis e Veículos (19%) e Drogaria e Farmácia (12%).
Ao analisar os dados por região, o maior recuo foi no Sudeste, que repetiu a tendência registrada no mês anterior, com recuo de 6%. A Região Nordeste registrou queda de 4%, enquanto as Regiões Norte e Sul apresentaram declínio de 1% cada. A única região que apresentou um pequeno crescimento foi o Centro-Oeste, com 1%.
Segundo Luciana Godoy, CEO da Superdigital no Brasil, a pesquisa aponta que o movimento se deve, em parte, às famílias estarem mais em casa, por conta do distanciamento social imposto em boa parte do País. “Mas podemos perceber que, além da sensível queda, houve uma mudança na forma de consumo, com uma migração relevante para itens mais necessários em casa e compras online. Além disso, pudemos ver outras mudanças de hábitos, como o aumento dos gastos com combustíveis e a queda dos gastos com transporte. Ou seja, as pessoas, em março reduziram o uso de transportes públicos e deram preferência ao automóvel”, diz.
Em termos setoriais, as maiores quedas registradas em março na comparação com fevereiro foram em Restaurantes (-6%), Lojas de Roupas (-5%), Transportes (-5%) e Serviços (-4%). Enquanto isso, cresceram os gastos com Diversão e Entretenimento (32%), Combustível (11%), Drogaria e Farmácia (10%) e Supermercado (8%).
“Se detalharmos cada segmento, entenderemos mais os efeitos gerados do isolamento social. Por exemplo, o que apresentou grande aumento nos gastos em Diversão e Entretenimento foi a aquisição de jogos on-line”, explica a executiva.
Outro ponto a observar na pesquisa em março é que, além do aumento dos gastos em Supermercados, a categoria esteve mais presente no orçamento dos brasileiros das classes C e D, com três pontos percentuais a mais. Enquanto a participação de Restaurantes caiu um ponto percentual.
Na análise do valor médio de cada compra no mês de março é possível observar aumento nas categorias Farmácia, Prestadores de Serviços e Combustível, principalmente. Em contrapartida, os consumidores gastaram menos em Hotéis e Motéis, Automóveis e Veículos, Restaurantes e Transporte.
A pesquisa também reforça a tendência de queda nas compras físicas, dando mais espaço às compras on-line.
***tabela*** (primeiro é o nome do Estado e depois por setor)
Recortes regionais
Rio Grande do Sul -4%
Companhias Aéreas -39%
Hotéis e Motéis -20%
Lojas de Roupas -12%
Diversão e Entretenimento 65%
Combustível 12%
Automóveis e Veículos 11%
Paraná -1%
Companhias Aéreas -14%
Telecomunicações -13%
Hotéis e Motéis -5%
Combustível 21%
Automóveis e Veículos 19%
Drogaria e Farmácia 12%
Espírito Santo -2%
Hotéis e Motéis -49%
Companhia Aéreas -48%
Automóveis e Veículos -36%
Diversão e Entretenimento 54%
Combustível 28%
Supermercado 20%
Rio de Janeiro -14%
Serviços -15%
Companhias Aéreas -7%
Hotéis e Motéis -3%
Diversão e Entretenimento 24%
Combustível 17%
Supermercado 11%
São Paulo -3%
Restaurantes e Serviços -6%
Lojas de Roupas -5%
Automóveis e Veículos -5%
Transportes -4%
Diversão e Entretenimento 26%
Drogaria e Farmácia 11%
Combustível 11%
Supermercado 9%
Minas Gerais -6%
Hotéis e Motéis -18%
Automóveis e Veículos -17%
Serviços -9%
Restaurantes -9%
Companhias Aéreas 83%
Diversão e Entretenimento 41%
Prestadores de Serviços 37%
Drogaria e Farmácia 6%
Pernambuco -0,1%
Combustíveis -27%
Companhias Aéreas -24%
Serviços -15%
Automóveis e Veículos 76%
Rede Online 51%
Diversão e Entretenimento 44%
Ceará -1%
Companhias Aéreas -56%
Lojas de Roupas -20%
Restaurantes -10%
Diversão e Entretenimento 51%
Rede Online 22%
Drogaria e Farmácia 21%
Bahia -10%
Hotéis e Motéis -26%
Restaurantes -17%
Lojas de Roupas -14%
Diversão e Entretenimento 48%
Prestadores de Serviços 30%