A comunidade católica está de luto. Faleceu às 18h20 dessa quinta-feira (11), aos 66 anos, o arcebispo de Cascavel, Dom Mauro Aparecido dos Santos. Ele estava internado desde o dia 16 de fevereiro devido a complicações da covid-19.
Por conta da infecção, o caixão será lacrado e os fiéis não poderão dar adeus pessoalmente. A Catedral Nossa Senhora da Aparecida realiza missa de corpo presente na manhã desta sexta-feira, com início às 9h, com transmissão ao vivo pelas redes sociais. Às 10h está programado o sepultamento na cripta do Cemitério Central, no mesmo jazigo onde está o arcebispo Dom Armando Círio.
Dom Mauro travou uma intensa luta pela vida. Quando foi internado, a Arquidiocese Metropolitana passou a divulgar boletins diários atualizando sua condição.
Após dois dias internado, precisou ser levado à UTI e intubado. Sedado, apresentou melhoras e chegou a respirar sozinho, sem ajuda de aparelhos. Contudo, poucos dias depois seu quadro se agravou e teve de novamente ir para a ventilação mecânica. Apresentou problemas renais, fez hemodiálise e até dava sinais de melhoras, mas sua situação se agravou rapidamente na última terça-feira e os médicos já alertavam para a gravidade do caso.
Homenagens
A morte do sacerdote provocou comoção nas redes sociais. Nos últimos dias, religiosos cercaram o Hospital São Lucas fazendo orações a Dom Mauro.
O governador Carlos Massa Ratinho Junior divulgou nota lamentando a morte do arcebispo. “Por onde passou, Dom Mauro deixou um caminho de fé, solidariedade e sabedoria, e fará muita falta ao Paraná e para toda a Igreja brasileira. Que Deus o receba em suas mãos e conforte os fiéis, amigos e familiares”, afirmou o governador.
Muito próximo do arcebispo, o Padre Zico disse que Dom Mauro era “como um pai para todos e para nós, padres, um amigo, irmão mais velho”.
Segundo o pároco, apesar de bispo, Dom Mauro tinha um lado mais que institucional. “Era humano, próximo, firme, porém com muita caridade e misericórdia, bondade de um cristão verdadeiro que se posicionava quando precisava para defender o mais fraco”. E completa: “Acredito que, muitas vezes, as atuações de Dom Mauro foram silenciosas. Ele fez muito pela cidade e cumpriu sua missão”.
Vida religiosa
Paulista da cidade de Fartura, Mauro Aparecido dos Santos nasceu no dia 9 de novembro de 1954. Ele se formou em filosofia e teologia em Jacarezinho, onde foi ordenado sacerdote em maio de 1984.
De 1992 a 1997, foi pároco da Paróquia Santa Terezinha do Menino Jesus, em Bandeirantes, e da Paróquia Imaculada Conceição – Catedral de Jacarezinho. Até 1998, foi o vigário-geral da Diocese de Jacarezinho.
Sua ordenação como bispo ocorreu em 14 de agosto de 1998, em Jacarezinho. E, no dia 30 de agosto daquele mesmo ano, tomou posse como o terceiro bispo da Diocese de Campo Mourão. Foi administrador apostólico da Diocese de Umuarama entre maio e dezembro de 2002.
Dom Mauro chegou a Cascavel no dia 31 de outubro de 2007, e foi nomeado arcebispo. Dom Mauro tomou posse em 25 de janeiro de 2008.
O religioso presidiu, ainda, a regional Sul 2 da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) entre 2014 e 2021.