PARANÁ

Entidades de classe da agronomia têm presidentes novos e reeleitos

Entidades de classe da agronomia têm presidentes novos e reeleitos

Boa parte das entidades de classe da agronomia ligadas à FEAPR (Federação dos Engenheiros Agrônomos do Paraná), tiveram eleições para escolha de novos membros das respectivas diretorias. Muitas das quais, os atuais presidentes foram reeleitos. Outras delas, optaram em eleger novos profissionais para, ao lado de seus diretores, ditarem os rumos da associação ao longo dos próximos meses e anos.

AEACM Campo Mourão

A AEACM (Associação dos Engenheiros Agrônomos de Campo Mourão), passa a contar com a presidência do Engenheiro Agrônomo José Petruise Ferreira Junior, que na gestão anterior exercia a função de diretor-técnico. A eleição ocorreu no dia 29 de março. “Vamos juntos nessa caminhada continuar um trabalho ao longo da história de nossa entidade de classe, uma das mais antigas e respeitadas do Paraná”, comenta. “Sempre estivemos na vanguarda e na busca dos direitos e da valorização profissional, bem como lutando ano após ano pelo desenvolvimento da comunidade onde ela está inserida”.

AEAPB Pato Branco

Em Pato Branco, o Engenheiro Agrônomo Edson Roberto Silveira foi reeleito para cumprir mais um mandato. O desafio constante é atrair novos associados e realizar bons eventos técnicos, garantindo um maior entrosamento com a comunidade e outras entidades de classe.

AEARI Irati

A AEARI (Associação dos Engenheiros Agrônomos da Região de Irati), reconduziu o Engenheiro Agrônomo Reinaldo Tadeu de Oliveira ao cargo de presidente. Aumentar o número de associados, ofertar mais cursos e eventos profissionalizantes são algumas das metas da diretoria eleita. “Também iremos inserir estudantes dos nossos cursos de Agronomia de Irati na associação”.

AEAPR Curitiba

Em Curitiba, a Associação dos Engenheiros Agrônomos do Paraná – Curitiba (AEAPR-Curitiba) realizou, em março, as eleições para Diretoria Executiva, Conselho Fiscal e Comissão de Ética Profissional referente à gestão 2025/2027.
Marli de Jesus dos Santos, a primeira mulher presidente eleita da AEAPR-Curitiba, afirmou que a nova gestão será pautada em inovação, valorização profissional e fortalecimento da classe. “Nosso objetivo é promover um ambiente de diálogo, capacitação, defesa e representatividade, garantindo que os engenheiros agrônomos tenham voz ativa nas decisões que impactam os diversos setores em que atuam. Queremos impulsionar iniciativas que estimulem o desenvolvimento profissional, ampliem as oportunidades de mercado e reforcem o papel essencial destes na sociedade”.

AEACG Ponta Grossa

Depois de três anos, a AEACG (Associação dos Engenheiros Agrônomos dos Campos Gerais), em Ponta Grossa, retoma seus trabalhos mais fortalecida do que nunca. A presidência será exercida pelo Engenheiro Agrônomo Ricardo Antonio Ayub. O principal desafio é o de ampliar a representatividade da associação na área em que atua e na sociedade. “Estamos recomeçando do zero. Uma região com 3.500 profissionais não pode ficar sem uma entidade para defender os interesses da categoria”. A associação vai investir na capacitação profissional e estimular a troca de experiências em eventos de confraternização. Ayub é formado há 38 anos pela Universidade Federal de Viçosa. Tem mestrado em fitotecnia, diploma de estudos aprofundados pela Universidade de Rennes, na França e doutorado pela Escola Nacional Superior de Agronomia de Toulouse, também na França e pós-doutorado em biotecnologia, pelo Instituto Nacional Politécnico de Toulouse e pós-doutorado na KOB, na Alemanha, no Centro de Competência em Fruticultura.

AEAFB Francisco Beltrão

Na AEAFB (Associação dos Engenheiros Agrônomos de Francisco Beltrão), a Engenheira Agrônoma Lilian Furlan foi reeleita para mais um mandato. O grande desafio ainda é o de mobilizar os profissionais a participar das atividades da associação. Segundo ela, há uma necessidade urgente de alterar o estatuto da AEAFB. Atualmente, são 21 diretores. Alguns nomes foram substituídos por outros, buscando essa renovação. “Hoje, contamos com uma boa participação de profissionais do setor privado e também das cooperativas e das instituições de ensino superior ligadas à agronomia”. Lilian ressalta ainda a parceria firmada com a Associação Comercial e Industrial de Francisco Beltrão.

ASSEAPAR Marechal Cândido Rondon

A ASSEAPAR (Associação dos Engenheiros Agrônomos do Oeste do Paraná), em Marechal Cândido Rondon, é presidida pelo Engenheiro Agrônomo Ademir Syperreck, em substituição a Julian Stülp, com quem atuou no cargo de vice-presidente na gestão anterior. Entre as principais metas da nova gestão, constam a reformulação do estatuto, a luta por uma sede própria e a organização do tradicional jantar italiano, além da ampliação do número de associados.

AEAVP Ubiratã

Em Ubiratã, a AEAVP (Associação dos Engenheiros Agrônomos do Vale do Piquiri) passou a contar com a presidência do Engenheiro Agrônomo Amilton Negrini Asman. É a primeira vez que ele ocupa o cargo de presidente e conta com o apoio do atual diretor-financeiro, Clayton Correa. “O principal desafio da atual diretoria recém-eleita será o de manter a associação ativa e seu quadro associativo, além de atrair novos associados”, destaca. Asman se formou em agronomia em 2016, pelo Centro Universitário FAG, em Cascavel.

Fonte: Comunicação FEAPR