ALEP

Programa Tampinha Paraná entrega milhares de unidades plásticas ao Asilo São Vicente de Paulo

Programa Tampinha Paraná faz doação de milhares de tampinhas plásticas ao Asilo São Vicente de Paulo em Curitiba. Ação solidária e sustentável! - Foto: Orlando Kissner/Alep
Programa Tampinha Paraná faz doação de milhares de tampinhas plásticas ao Asilo São Vicente de Paulo em Curitiba. Ação solidária e sustentável! - Foto: Orlando Kissner/Alep

Em uma nova doação, na manhã desta sexta-feira (04), o Programa Tampinha Paraná destinou milhares de tampinhas plásticas arrecadas pelo Legislativo Paranaense ao Asilo São Vicente de Paulo, em Curitiba. O ato contou também com a colaboração da Associação dos Servidores Públicos do Paraná (ASPP), que levou sua arrecadação do material.

“Hoje trouxemos oito coletores cheios, milhares de tampinhas que, além de ser um ato de solidariedade, demonstra o compromisso com a sustentabilidade”, afirmou a presidente do Conselho de Ações Solidárias e Voluntariado da Assembleia Legislativa, Rose Traiano. “São milhares de tampinhas que saem do meio ambiente, muitas vezes de um descarte errado, e fazem algo muito positivo a quem precisa”, disse.

A opinião é compartilhada pelo diretor do Asilo São Vicente de Paulo, padre José Aparecido. “As pessoas estão tendo a compreensão de uma campanha pelo meio ambiente e social”, explicou. Segundo ele, a população se envolve por entender todos os pontos do programa, desde a coleta, recolhimento e destinação a entidades que atendem idosos e pessoas em vulnerabilidade.

Para o diretor de marketing da ASPP, Carlos Alberto do Rosário, a parceria é fundamental. “Para nós, um dos pioneiros com a Assembleia Legislativa no programa, é uma satisfação ver o resultado, a finalidade, as pessoas engajadas com a solidariedade e fazendo o bem ao próximo”, afirmou.

Destinação

As tampinhas plásticas arrecadadas pelo programa em todo Paraná são doadas a entidades de assistência social. No caso do Asilo São Vicente de Paulo, elas são revertidas em fraldas geriátricas já que a demanda é muito grande.

“Nós temos 150 mulheres que residem aqui. São 20 mil fraldas geriátricas por mês, um impacto financeiro muito grande. Com a campanha, dez mil fraldas são compradas pela arrecadação das tampinhas”, explicou o Padre José Aparecido.

É lei no Paraná

Lançada em maio de 2023, a campanha de arrecadação de tampinha plásticas visa incentivar instituições, legislativos municipais, associações de classe, entre outros a arrecadarem tampinhas plásticas que serão destinadas às entidades assistenciais, para serem comercializadas e transformadas em itens de higiene. Idealizado pelo Conselho de Ações Solidárias e Voluntariado da Assembleia a campanha acabou ganhou corpo e virou lei estadual.

A legislação (Lei nº 21.697/2023) que cria o Programa Tampinha Paraná foi apresentada pelos deputados Ademar Traiano (PSD), Alexandre Curi (PSD) e deputada Maria Victoria (PP). A iniciativa do programa é unir esforços de entidades públicas e privadas para promover a cultura de sustentabilidade ambiental e também de proteção às pessoas vulneráveis e representa o atendimento às demandas sociais de diferentes matizes.

Fonte: Alep