POLÍTICA

Pedágio: Menos de um mês após o início das cobranças, concessionárias se explicam

As cobranças de tarifa iniciaram apenas após o dia 23 de março e, desde então, foram alvo de inúmeras reclamações dos usuários

Pedágio: Menos de um mês após o início das cobranças, concessionárias se explicam
As cobranças de tarifa iniciaram apenas após o dia 23 de março e, desde então, foram alvo de inúmeras reclamações dos usuários

Curitiba – As concessionárias Via Araucária e da EPR Litoral Pioneiro, responsáveis pelos lotes 1 e 2 da concessão das Rodovias Integradas do Paraná, o PR Vias, iniciaram a operação nos trechos em fevereiro, no entanto, as cobranças de tarifa iniciaram apenas após o dia 23 de março e, desde então, foram alvo de inúmeras reclamações dos usuários.

A Comissão de Obras Públicas, Transporte e Comunicação, da Assembleia Legislativa do Paraná se reuniu ontem (9) com integrantes das cúpulas das novas empresas concessionárias de rodovias do estado para cobrar esclarecimentos sobre transparência, segurança e obras nos dois lotes. Os parlamentares falaram dos transtornos enfrentados pelos usuários, com grandes filas nas praças de pedágio no início das cobranças, além de apresentarem sugestões aos representantes das empresas.

O presidente da Comissão, deputado Gugu Bueno, defendeu a contratação de uma auditoria técnica especializada para acompanhar os pontos e execução dos contratos. “Solicitamos à Mesa Executiva da Assembleia a contratação de uma consultoria especializada de engenharia para que a gente possa não só fiscalizar a execução dessas obras, mas também a qualidade dessas obras. Até porque, existe previsão de desconto tarifário se essas obras não forem feitas no cronograma estabelecido”, disse.

Gugu Bueno ainda disse que  a Assembleia vai “trabalhar para não repetir o que houve no passado, com muitas obras previstas que simplesmente não foram executadas, por aditivos assinados na calada da noite. Vamos acompanhar de maneira muito firme e transparente”.

O primeiro-secretário da Assembleia, deputado Alexandre Curi (PSD), informou que a contratação poderá ser feita via processo licitatório.

Já o presidente da Associação Moradores de São Luiz do Purunã, Murilo Zanello Milleo, solicitou atenção das concessionárias para não onerar os cerca de 1,3 mil moradores que precisam atravessar o pedágio para ter acesso a serviços básicos, como farmácia, por exemplo.

Filas

As extensas filas e demora na retomada das cobranças dos pedágios do Paraná foram pontuadas várias vezes durante a reunião. O diretor-presidente da concessionária Via Araucária – Grupo Pátria, Sérgio Santillan, responsável pelo lote 1, explicou que o foco inicial da empresa era exatamente naquele trecho. “A Páscoa é um feriado de movimento extremo, houve filas pelo saturamento da rodovia e fizemos várias liberações de cancela como determina o contrato”, disse.

O Lote 1 tem 473 quilômetros de rodovias federais e estaduais entre Curitiba, Região Metropolitana, Centro-Sul e Campos Gerais do Paraná. A concessionária deverá investir pelo menos R$ 7,9 bilhões em obras de melhorias e manutenção em trechos das rodovias BR-277, BR-373, BR-376, BR-476, PR-418, PR-423 e PR-427, além de R$ 5,2 bilhões em custos operacionais durante o período, o que inclui serviços médico e mecânico, pontos de parada de descanso para caminhoneiros e sistema de balanças de pesagem, somando R$ 13 bilhões de investimento no total.

Execução obras

O diretor-presidente EPR Litoral Pioneiro, Marcos de Oliveira Moreira, ressaltou que ao contrário outras concessões, se não for feita a entrega das obras, haverá uma redução da tarifa. “E, se for por culpa da empresa, tem ainda uma multa aplicada. Desta forma, há um estimulo interno para fazer a entrega na data certa”.

O Lote 2 abrange as regiões de Curitiba, Litoral, Campos Gerais e Norte Pioneiro, tem uma extensão total de 605 quilômetros e receberá investimentos de R$ 10,8 bilhões em obras. As intervenções incluem a duplicação de 350 quilômetros, instalação de 138 quilômetros de faixas adicionais, 73 quilômetros de vias marginais e 72 quilômetros de ciclovias. Serão ainda 107 novos viadutos, 52 passarelas, 35 pontos de correção de traçado e oito passa-faunas – estruturas que permitem o deslocamento de animais silvestres sem o risco de atropelamento.

Deputado denuncia possível conflito de interesses

Durante o encontro, o deputado estadual Arilson Chiorato, denunciou um possível conflito de interesses, alegando que um ex-servidor comissionado do Governo do Paraná foi contratado como diretor na Concessionária Via Araucária, que administra o lote 1 da concessão.

Segundo o parlamentar, o servidor seria João Sarolli, que atuava como Coordenador de Parcerias Públicos Privadas na Casa Civil e na secretaria de Planejamento do Paraná. Agora, Sarolli atua como Superintendente e Coordenador Institucional e Regulatório da empresa.